SACI divulga “Carta Aberta” sobre a falta dos enfeites de Natal no centro de Itu
A Sociedade Amigos da Cidade de Itu (SACI) emitiu, na tarde de quinta-feira (19/12), uma Carta Aberta à população ituana devido à falta de enfeites de Natal no centro de Itu.
Segundo o presidente da entidade, João Pestana, a elaboração da carta “foi motivada pelas várias queixas dos comerciantes, que estão inconformados com a ausência dos enfeites, o que tem desmotivado o público a consumir no comércio local. Com isso, muitas pessoas acabam visitando cidades vizinhas da região, onde há enfeites, e acabam consumindo por lá”, explica João Pestana, presidente da SACI.
Abaixo, a íntegra da Carta Aberta à população ituana
CARTA ABERTA À POPULAÇÃO
Itu, 19 de dezembro de 2024.
Assunto: ITU, A CIDADE SEM NATAL.
A Sociedade Amigos da Cidade de Itu – SACI, reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Estadual 9.411, de 07/06/1966, e Municipal pela Lei 4.314, de 10/09/1999, em seus 63 anos de existência, considerada uma das mais antigas e tradicionais de nossa Itu, que teve à frente de suas fileiras, nomes como: Agenor Bernardini, Carlos Simeira, Hermelino Maffei, Jacob Federman, Ednam Mariano L. da Costa, Maria Célia Bombana, Ditinha Schanoski, entre tantos outros, vem a público através desse respeitável veículo de comunicação, externar nossa total indignação, através dessa publicação, com a atitude do Prefeito Municipal, Guilherme dos Reis Gazzola, no tocante ao tratamento que o mesmo conferiu ao Natal de nossa cidade, no ano de sua despedida do cargo de Prefeito.
Desnecessário qualificar a importância dos eventos e enfeites natalinos para uma cidade consagrada, e em vários aspectos, como é a nossa Itu. Aprofundando-se pelo lado econômico dessa ausência, o comércio local foi duramente penalizado, naquela que, reconhecidamente, é a maior data para esta importante categoria, geradora de emprego e renda. E como último, e não menos importante ponto, temos nossas crianças, merecedoras dessa contagiante alegria, que o espirito do Natal expressa através dos sons, cores, luzes e enfeites, marcando nessa essência, a memória afetiva dos “pequeninos”.
Sem ponderar por qualquer outro tema ligado a este governo, expressamos nossa profunda indignação, com o firme compromisso de nunca nos omitirmos diante de fatos como este, zelando pela justiça e pelos valores que regem nossa sociedade.
Atenciosamente,
_______________________
João Carlos Pestana
Presidente da SACI 2024/25