Diocese de Jundiaí realiza instalação de mais uma paróquia
Compartilhe

No último dia 3 de dezembro, a Diocese de Jundiaí celebrou a Instalação Canônica de sua 70ª paróquia, na cidade de Várzea Paulista. Os fiéis acolheram com alegria e entusiasmo o Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, para a solene Celebração Eucarística de instalação da Paróquia Santa Luzia.

A Missa, que reuniu o Bispo emérito, Dom Vicente Costa, muitos padres, seminaristas, religiosos(as) e fiéis leigos, marcou também o início do ministério do Pe. Rafael de Araújo, como primeiro pároco. Na mesma celebração, o presbítero renovou suas promessas sacerdotais e recebeu das mãos de Dom Arnaldo importantes símbolos que representam suas responsabilidades pastorais, como as chaves do sacrário. Gestos que reforçam o compromisso do padre em zelar pelo bem espiritual da comunidade, administrando os sacramentos e guiando os fiéis em sua caminhada de fé.

Os Diáconos Permanentes Giovane R. dos Santos e Sebastião Alves Sobrinho foram confirmados para o serviço do altar.

Em sua homilia, Dom Arnaldo exortou os fiéis a transformarem seus corações cultivando a fé, a fraternidade e a missão cristã na comunidade. Também exaltou todo o empenho e a dedicação do Pe. Rafael e da comunidade, que por meio de ofertas, dízimos e campanhas de arrecadação, numa ação conjunta, transformaram a capela Santa Luzia na Igreja Matriz da agora paróquia. Foram colocados o piso, o forro acústico, pintura nas paredes. Também reformaram o presbitério, que recebeu três painéis com pinturas sacras pensadas na vida da padroeira Santa Luzia.

O artista plástico Lúcio Américo de Oliveira é o autor das obras. Novos móveis litúrgicos para o espaço celebrativo também se destacam, como altar em pedra, o ambão, a pia batismal, a credência, a cadeira presidencial e as cadeiras para os que auxiliam nas celebrações, embelezando ainda mais o templo. O confessionário foi um presente da vizinha Paróquia São Francisco de Assis, do Pe. Adeilson Rodrigues dos Santos.

“Uma Igreja viva”

Dom Arnaldo se alegrou com a presença de tantos fiéis identificados, na assembleia, pelos diversos serviços presentes na paróquia, como os colaboradores da paróquia, coroinhas e acólitos (as), ministros da Palavra e da Santa Eucaristia, equipe de liturgia, ostiárias, ministério de música, equipe de acolhida, de eventos, dizimistas entre tantos outros.

De acordo com o Pe. Rafael, a paróquia já conta com mais de 30 pastorais, Movimento da Renovação Carismática Católica, Encontro de Casais com Cristo, Equipes de Nossa Senhora, Cursilho de Cristandade, Mãe Peregrina, Grupos das Mães que oram pelos filhos, e Terço dos Homens, que desempenham um papel fundamental no atendimento às necessidades da comunidade paroquial.

Para Dom Arnaldo, a nova paróquia que está localizada no bairro Jardim América e formada ainda pelas comunidades: Matriz, Nossa Senhora das Graças, São Paulo e Comunidade São João Batista, nasce como um belo jardim, bem cuidado, que exalta a criação de Deus.

O Bispo lembrou que ao nascer no dia 3 de dezembro, data que marca as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e Festa de São Francisco Xavier, grande missionário jesuíta e evangelizador, a celebração de instalação da Paróquia Santa Luzia reforça a missão de cada cristão em voltar seu olhar para as pessoas que estão à margem da sociedade, dos pobres, dos desfavorecidos, dos estrangeiros.

“Não se esqueçam dos pobres, das crianças, dos doentes portadores da compaixão de Deus e que Santa Luzia nos ensine a enxergar com os olhos do coração. E não deixem de caminhar com a Igreja, de anunciar e de testemunhar a boa nova de Jesus Cristo”.

Para oficializar o ato de instalação da nova paróquia, o Vigário Geral, Pe. Carlos José Virillo, fez a leitura do Decreto de Criação da Paróquia Santa Luzia e das atas de nomeação.

(Fonte: Site Diocese de Jundiaí; fotos: PASCOM Paróquia Santa Luzia)