Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe inicia festividades de sua padroeira nesta segunda
Têm início nesta segunda-feira (09/12) as festividades em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, na comunidade do Residencial São Camilo. As celebrações se encerram na quinta (12), com procissão e Missa Solene.
(Foto em destaque: Procissão de Nossa Senhora de Guadalupe, em 2021. / PASCOM PSJ)
A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe remonta ao início da colonização das Américas, há quase 500 anos, na região onde hoje é o México. Em 1531, a Bem-aventurada Virgem de Guadalupe apareceu a Juan Diego, um índio asteca que se converteu ao cristianismo. Maria apresenta-se como a “Mãe do verdadeiro Deus” e escolheu Juan Diego como seu mensageiro.
O homem contou ao bispo da região que Nossa Senhora lhe pediu para construir um santuário naquele lugar. Mas o bispo não acreditou em suas palavras. Por isso, no dia 12 de dezembro de 1531, Nossa Senhora fez nascer, naquele terreno e em pleno inverno, rosas perfumadas. Juan Diego as colheu e as colocou no seu manto. Quando o abriu diante do Bispo, para mostrar as flores, apareceu, no tecido, a imagem de Maria, representada como uma jovem indígena. Por isso, os fiéis a chamaram “Virgem Morena”.
Em 12 de outubro de 1945, Nossa Senhora de Guadalupe foi oficialmente declarada “Padroeira de toda a América”. pelo Papa Pio XII. Esta consagração, somada à coroação realizada por Leão XIII em 1875 e à consagração de toda a América Latina por João Paulo II em 1979, ressalta a importância histórica e espiritual da Virgem de Guadalupe que une corações e transcende fronteiras. (com informações de Vatican News)
Tríduo, procissão e missa solene
As festividades na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe contarão com Tríduo, iniciando nesta segunda (9) e prosseguindo até quarta (11), às 19h30, com a presença de sacerdotes convidados.
Na quinta (12), dia dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe, haverá procissão às 19h30, seguida de missa solene, encerrando as comemorações.