Aparecida acolhe novas ostiárias, sacristães e cerimoniário
Compartilhe

No último domingo (01/12), a Paróquia Nossa Senhora Aparecida realizou a investidura de novas ostiárias e sacristães, que realizarão seu ministério nas várias comunidades da paróquia. Também acolheu um novo cerimoniário.

As ostiárias têm a responsabilidade de cuidar das vestes e dos objetos litúrgicos, garantindo que tudo esteja em ordem e à disposição para a realização das celebrações. Já os sacristães têm a função de zelar pelas instalações da igreja, para que tudo esteja funcionando plenamente e com total segurança para os fiéis.

A cerimônia de investidura aconteceu durante a missa das 10h, presidida pelo pároco, padre Ton, quando 22 novas ostiárias e 3 novos sacristães assumiram o compromisso de realizar seu ministério segundo os valores do Evangelho, receberam suas vestes e uma bênção especial. 

Em seguida, as ostiárias e o sacristão que já atuavam na paróquia renovaram seu compromisso e seu ministério. A partir de agora, a paróquia passa a contar com 62 ostiárias e 4 sacristães, que atuam na Matriz e nas demais comunidades paroquiais.

Ao lado de padre Ton, os cerimoniários (esq. p/ dir.) Fábio Ceratti, Paulo Borges e Fernando Fonseca. Junto com Lucas Ribeiro, Marcelo Cabral e Vitória Paiva, eles compõem o grupo de 6 cerimoniários da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. 

Novo cerimoniário

Na mesma celebração, Fábio Ceratti foi acolhido como cerimoniário na paróquia. Ele e sua família participam das atividades da paróquia há alguns meses: sua esposa, Rosemeire, é uma das secretárias da paróquia e seus três filhos servem a comunidade paroquial. Depois de um período de discernimento, a pedido do pároco, padre Ton, Fábio aceitou colaborar exercendo o ministério de cerimoniário.

O cerimoniário exerce a função de preparar e coordenar a Liturgia, garantindo que tudo aconteça de acordo com as normas estabelecidas pela Igreja. É ele quem acerta todos os detalhes cerimoniais com os sacerdotes, ministros, acólitos, músicos, leitores, auxiliando o celebrante nas funções e organizando todo o rito, especialmente nas cerimônias mais específicas. A paróquia conta agora com 6 cerimoniários.

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: Dirce Silva / PASCOM PNSA)