Curso Anual de Presbíteros aborda Teologia Moral e Antropologia
Os presbíteros da Diocese de Jundiaí estiveram reunidos em Passa Quatro (MG) entre segunda (21/10) e quinta-feira (24), para o Curso Anual de Formação Permanente. Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano, também participa do Curso.
O tema deste ano é “Desafios Pastorais em relação à Antropologia e Teologia Moral”, ministrado pelo Pe. José Rafael Solano Duran, da Diocese de Londrina (PR), mestre e doutor pela Pontificia Università Gregoriana e PhD em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Pe. José Rafael é professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor visitante na Faculdade de São Bento, no Rio de Janeiro.
A programação inclui palestras, momentos de aprofundamento, convivência e lazer, promovendo a formação e o aprimoramento dos presbíteros.
Formação Permanente: uma Necessidade para o Clero
Em 6 de junho de 2024, em discurso aos membros do Dicastério para o Clero, o Papa Francisco destacou a importância da formação contínua dos sacerdotes. “Também o sacerdote é um discípulo no seguimento do Senhor e, por isso, a sua formação deve ser um caminho permanente; (…) Somos chamados a consolidar, fortalecer e desenvolver o que temos no Seminário, num percurso que nos ajude a amadurecer na dimensão humana que está sempre a caminho, a crescer espiritualmente, a encontrar linguagens apropriadas para a evangelização e a aprofundar aquilo de que necessitamos para enfrentar adequadamente as novas questões do nosso tempo”, disse o Papa.
Esse chamado do Santo Padre ressoa diretamente com os objetivos do Curso Anual de Formação, que busca atualizar os presbíteros diante dos desafios pastorais contemporâneos.
Permaneçamos em oração pela unidade da Igreja e pela fidelidade no testemunho de Cristo por nossos presbíteros.
(Fonte: Site Diocese de Jundiaí)