Dia de Nossa Senhora do Rosário contará com celebrações
A Igreja celebra nesta segunda-feira (07/10) o dia de Nossa Senhora do Rosário. Comunidades e paróquias terão celebrações pela data.
Segundo a tradição, no século XIII São Domingos de Gusmão recebeu a oração do Rosário da própria Virgem Maria, como uma arma para vencer as heresias. Dessa forma, a Virgem do Rosário alcançou a São Domingos a vitória sobre a heresia dos albigenses e o fez o fundador da grande Ordem dos Dominicanos, também conhecida como Ordem dos Pregadores.
No século XVI, a Europa vivia na iminência de uma invasão dos muçulmanos. Em 1453, eles já haviam tomado Constantinopla e ameaçavam tomar também Roma, sede da Igreja Católica. Nesse contexto histórico, o Papa São Pio V, que era da Ordem fundada por São Domingos, recebeu de Nossa Senhora a revelação de que os católicos venceriam a batalha contra os muçulmanos por meio da oração do Santo Rosário. Cheio de confiança nessa promessa, o Sumo Pontífice pediu, então, que toda a Igreja Católica, inclusive aqueles que participariam das batalhas, rezassem, com fé e devoção, o Rosário.
Conforme prometeu a Virgem do Rosário, no dia 7 de outubro de 1571, os católicos venceram a memorável batalha naval de Lepanto, no litoral da Grécia, contra os turcos muçulmanos. Em honra desta vitória milagrosa, tendo em vista que os muçulmanos envolvidos na batalha eram muito mais numerosos que os católicos, o Santo Padre instituiu, nessa data, a festa de Nossa Senhora do Rosário. (com informações do Portal Canção Nova)
Celebrações em Itu
Na Paróquia São João Batista, as celebrações acontecem na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, na Vila da Paz. Nesta sexta (4), será celebrado o último dia do Tríduo, às 19h30. Neste sábado (5), às 16h30, será celebrada a Missa Solene, com procissão.
Na Paróquia Sagrada Família, as missas em honra a Nossa Senhora do Rosário acontecem na segunda (7), às 7h e 19h, na Igreja Matriz Sagrada Família e Santa Isabel, na Vila Martins. Ao longo do dia, das 8h às 22h, acontece a Jornada do Rosário, com exposição do Santíssimo Sacramento, também na Igreja Matriz. Os fiéis são convidados a reservar uma hora para oração e adoração.