Festa da Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores
Compartilhe

Terminam neste sábado (14/09) as festividades pelo dia da Exaltação da Santa Cruz, na capela da rua Sorocaba. As celebrações contam com Tríduo, Missa Solene e Procissão, além de missa em honra a Nossa Senhora das Dores no domingo.

(Foto em destaque: Papa Francisco, em cerimônia da Exaltação da Santa Cruz. / Vatican News)

Como nos lembra o Papa Francisco, no dia da Exaltação da Santa Cruz, celebrado em 14 de setembro, não se glorifica a crueldade da Cruz, mas o Amor que Deus manifestou aos homens ao aceitar morrer na Cruz: “Mesmo sendo Deus, Cristo humilhou-se, fazendo-se servo. Eis a exaltação da Cruz de Jesus!”

O dia de Nossa Senhora das Dores, 15 de setembro, foi instituído pelo Papa Pio X, um dia após a festa da Exaltação da Santa Cruz. A memória de Nossa Senhora das Dores chama-nos a reviver o momento decisivo na história da salvação e a venerar a Mãe associada à Paixão do seu filho e todas as dores que ela sofreu em vida, por ser a “Mãe do Filho de Deus”.

Na Capela Santa Cruz, na rua Sorocaba, as celebrações tiveram início na última quarta-feira (11), com o Tríduo, que prossegue até esta sexta (13), às 19h. Neste sábado (14), haverá Procissão e Missa Solene às 19h. No domingo (15), a missa em honra a Nossa Senhora das Dores acontece às 8h.