Nova paróquia instalada em Cabreúva
A Diocese de Jundiaí realizou no último domingo (08/09) a cerimônia de instalação da Paróquia Maria de Nazaré, na cidade de Cabreúva. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, e concelebrada por vários sacerdotes.
A comunidade passou pela fase de “quase-paróquia”, um período em que a comunidade precisa apresentar todo os elementos para ser tornar paróquia. A elevação a paróquia confirma essa caminhada da comunidade e oficializa sua autonomia. A Quase-Paróquia Maria de Nazaré, em Cabreúva, foi criada em dezembro de 2022.
A cerimônia de instalação da Paróquia Maria de Nazaré aconteceu no último domingo (8), presidida por Dom Arnaldo, e concelebrada pelo padre Carlos José Virillo, vigário geral da diocese, e demais sacerdotes da diocese. A igreja ficou lotada de fiéis, que ocuparam também as cadeiras e bancos colocados do lado de fora, onde puderam acompanhar a cerimônia por meio de um telão.
Durante a missa, o bispo deu posse ao padre Wanderson Cintra Silva como primeiro pároco da nova paróquia. Padre Wanderson – que esteve à frente da Paróquia Sagrada Família, em Itu, até o final de 2021 – já exercia a função de administrador da Quase-Paróquia Maria de Nazaré desde o início de 2023, período em que atuou pela elevação da comunidade à categoria de paróquia.
A Igreja Matriz Maria de Nazaré fica no bairro Vilarejo. A nova paróquia conta com mais 4 comunidades: Santo Antônio (Fazenda Corcovado), Bom Jesus do Bonfim (bairro Bonfim), Nossa Senhora de Fátima (Novo Bonfim) e Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida (bairro Cururu).
Mais 2 novas paróquias neste ano
Até o final do ano, acontecem mais duas cerimônias de criação de novas paróquias na Diocese de Jundiaí.
Em Itupeva, a Quase-Paróquia São Vicente de Paulo, criada em dezembro de 2022, será elevada a paróquia em cerimônia marcada para o próximo dia 27 de setembro. O primeiro pároco será o padre Fábio Ricardo Gentile.
A Quase-Paróquia Santa Luzia, em Várzea Paulista, foi criada em dezembro de 2023 e será elevada a paróquia no dia 13 de dezembro, sendo o padre Rafael de Araújo San0tos seu primeiro pároco.
Também nesses dois casos, os padres que tomarão posse como párocos já exerciam a função de administrador paroquial desde a criação da quase-paróquia e prosseguem seu trabalho à frente da comunidade.
Com a oficialização das três novas paróquias, a Diocese de Jundiaí chega, no final deste ano, ao total de 71 paróquias, divididas em 11 municípios.
(Com informações do site da Diocese de Jundiaí)
(Foto: PASCOM Par. Maria de Nazaré – Cabreúva)