Centenário de Madre Teodora: conhecer e divulgar sua vida e suas virtudes

Tornar mais conhecida a vida e as virtudes da Venerável Madre Maria Teodora Voiron. Esse é o principal objetivo das comemorações dos 100 anos da morte da religiosa, que tiveram início na quarta-feira (17/07). Uma missa e a reabertura do memorial dedicado a Madre Teodora marcaram a data.

(Foto em destaque: Irmã Luiza Rodrigues, superiora da comunidade do Patrocínio, apresentando o espaço renovado do Memorial Madre Teodora. / Celso Tomba)

A missa foi celebrada na igreja Nossa Senhora do Patrocínio, que faz parte da comunidade das Irmãs de São José de Chambéry em Itu e foi a casa de Madre Teodora em grande parte de sua vida. A celebração foi presidida pelo padre Sydnei Macedo Gonçalves, Postulador da Causa de Beatificação de Madre Teodora, e concelebrada pelos padres Luiz Marin e Eduardo Tocachelo.

Entre as Irmãs de São José, estiveram presentes ir. Rita Tessaro e ir. Arzila Pertili, integrantes do conselho provincial da congregação; ir. Adriana Romão e ir. Luiza Rodrigues, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação SIPEB – Associação de Instrução Popular e Beneficência, entidade mantenedora das obras das Irmãs de São José. Ir. Luiza também é a superiora da comunidade do Patrocínio.

A celebração contou com a presença de grande número de devotos de Madre Teodora, entre eles um grupo de cerca de 80 romeiros de Mogi das Cruzes e Biritiba-Mirim que, pelo 37º ano consecutivo vem agradecer graças alcançadas por intercessão da religiosa.

Espaço renovado

Após a missa, aconteceu a bênção e reabertura do Memorial Venerável Maria Teodora à visitação dos devotos. O espaço reúne documentos, objetos e fotos ligados à história da religiosa, no quarto em que ela passou os últimos anos de vida, presa à cadeira de rodas.

De acordo com a Irmã Luiza Rodrigues, o espaço foi ampliado e foram agregados mais objetos que pertenceram a Madre Teodora, ampliando o acervo acessível ao público. Entre eles, Irmã Luiza destaca a réplica do hábito (as vestes religiosas) utilizado por Madre Teodora.

Outro aspecto que merece destaque é a organização e identificação do acervo. Novos móveis e uma nova iluminação foram especialmente elaborados para o espaço, bem como a colocação de legendas explicativas em cada um dos objetos expostos. O trabalho contou com o apoio da arquiteta Débora Lara e da pesquisadora do Museu Republicano de Itu, Anicleide Zequini.

Um quadro do Sagrado Coração de Jesus, que também faz parte do acervo exposto, teve sua moldura restaurada pela empresa Acquarelli Molduras. Vindo da França, o quadro pertenceu a Madre Teodora que o recebeu como presente às vésperas de uma celebração em honra ao Sagrado Coração de Jesus.

“Nosso trabalho depende muito do apoio de voluntários, que nos ajudam nas mais diversas áreas, contribuindo para preservarmos o legado de Madre Teodora e torná-lo ainda mais conhecido. Somos muito gratas a todos”, destacou Ir. Luiza.

Um ano de comemorações

O ano do Centenário de Morte de Madre Teodora prossegue até julho de 2025 e contará com atividades já conhecidas, como a Semana Madre Teodora (entre 18 e 24 de maio), a publicação do jornal semestral “Vozes do Patrocínio” e atividades com as crianças do Centro Promocional Madre Teodora, além de missas e momentos de oração.

Mas também contará com eventos especiais, como a publicação do necrológio de Madre Teodora, o texto memorial escrito por ocasião do falecimento das religiosas da congregação. Originalmente escrito em francês, o documento está sendo traduzido e já revela aspectos menos conhecidos da vida de Madre Teodora, contados por irmãs de congregação que conviveram com ela.

“Este ano do centenário de Madre Teodora é uma grande oportunidade de tornarmos mais conhecida a vida dessa extraordinária mulher, religiosa, mestra e líder, que enfrentou os desafios de seu tempo com fé inabalável na Providência Divina e que, ainda hoje, pode nos ensinar muito sobre como podemos ser verdadeiros discípulos de Jesus nos dias atuais”, concluiu Irmã Luiza.

Dia de orações e visitas

A igreja Nossa Senhora do Patrocínio recebe um grande número de visitantes, tanto para conhecer a igreja como para rezar no túmulo de Madre Teodora.

“Muitas pessoas já conhecem e são devotas de Madre Teodora e vêm visitar o lugar em que ela viveu e também para rezar em seu túmulo. Mas também é muito comum pessoas virem para conhecer a igreja e se encantarem pela história de vida de Madre Teodora”, conta Ir. Luiza.

Os visitantes podem conhecer a igreja Nossa Senhora do Patrocínio, o Memorial Madre Teodora, o túmulo da religiosa e a mangueira centenária preservada no pátio interno. Funcionárias acompanham os visitantes e explicam detalhes das instalações e da vida de Madre Teodora. As visitas podem ser feitas de segunda a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Todo dia 17 de cada mês acontece um dia especial de orações e homenagens a Madre Teodora, relembrando o dia de sua morte, ocorrida em 17 de julho de 1925. Nesse dia, as visitas acontecem em horário ampliado, das 8h às 18h30. Às 18h30, acontece a Oração do Ofício Divino e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Em alguns dias, há missa às 7h, mas é preciso confirmar. Maiores informações: (11) 4013 7040.

Abaixo, imagens das atividades de abertura do Centenário de Madre Teodora.

Missa de abertura – 17/07
(Fotos: Comunidade Patrocínio)

Reabertura do Memorial Madre Teodora – 17/07
(Fotos: Comunidade Patrocínio e Celso Tomba)