Paróquias e comunidades celebraram dia de Santo Antônio
Compartilhe
As paróquias e comunidades de Itu celebraram o dia de Santo Antônio, na última quinta-feira (13/06), com missas e procissões, além da tradicional bênção e distribuição dos “pães de Santo Antônio”.
(Foto em destaque: Festa de Santo Antônio da Paróquia Sagrada Família / PASCOM PSF)
Santo Antônio de Pádua – em referência à cidade onde morreu, em 1231 – também é chamado Santo Antônio de Lisboa – em referência à cidade onde nasceu, em 1195. Aos 15 anos, ingressou na Ordem dos Agostinianos e, dez anos depois, foi ordenado sacerdote e adotou o nome de Antônio ao ingressar na Ordem dos Frades Franciscanos Menores.
Lá viveu de maneira simples entre os frades, até que um dia precisou substituir um pregador que faltou numa grande festa e fez a homilia. Com excelente oratória e profundo conhecimento das Sagradas Escrituras, se destacou e, então foi nomeado pregador oficial dos Franciscanos e professor de Teologia, tornando-se famoso por suas pregações.
O santo português, que é presbítero e doutor da Igreja, ganhou fama de ser “casamenteiro”, pois em certa ocasião intercedeu por uma jovem que teria conseguido fazer um ótimo casamento.
Mas o olhar à devoção de Santo Antônio, não pode ficar restrita ao dito casamenteiro. Santo Antônio nos ensina muito através do seu testemunho de vida, imitando a Jesus Cristo através da caridade. Santo Antônio tornou-se protetor dos pobres, graças à prática que tinha em distribuir pães do mosteiro em que morava ao mais necessitados. Realizava também constantes visitas aos enfermos, alegrando a vidas deles e dando-lhes alívio em suas dores.
Abaixo, imagens das comemorações do dia de Santo Antônio nas paróquias e comunidades de Itu.
Veja mais imagens e informações das comemorações do dia de Santo Antônio nas paróquias e comunidades: