Ano da Oração: “redescobrir o valor e a necessidade da oração”
Compartilhe

A Igreja de todo o mundo está vivendo, em 2024, o Ano da Oração, em preparação ao Ano Santo do Jubileu de 2025. “Este [2024] é um ano dedicado a redescobrir o grande valor e a necessidade absoluta da oração”, destacou o Papa Francisco, ao dar início ao Ano da Oração no dia 21 de janeiro. “Peço a vocês que intensifiquem a oração a fim de preparar-nos para viver esse tempo de graça e experimentar nele a força da esperança de Deus.”

Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização (órgão do Vaticano responsável pela organização do Jubileu), destaca a importância deste Ano de Oração: “trata-se de um momento privilegiado para redescobrir o valor e a necessidade da oração cotidiana na vida cristã, como rezar e, sobretudo, como educar para a oração hoje, na era da cultura digital”.

Para viver este ano da melhor forma, o Dicastério para a Evangelização publica uma série de “Notas sobre a oração”, para colocar novamente no centro a relação profunda com o Senhor, através das muitas formas de oração contempladas na rica tradição católica. O primeiro livreto – “Ensina-nos a rezar” – inspirado no magistério do Papa Francisco, é um convite para intensificar a oração como diálogo pessoal com Deus e levar-nos a refletir sobre nossa fé e nosso compromisso no mundo de hoje. O subsídio está disponível na internet, no site do Jubileu 2025.

Dessa forma, 2024 se torna um ano especial no qual as dioceses de todo o mundo se preparam para o Ano Santo de 2025, enfatizando a centralidade da oração individual e comunitária. Na Diocese de Jundiaí, as atividades relacionadas ao Ano da Oração tiveram início oficialmente no último dia 7 de abril, com a mensagem do bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto.

De acordo com o bispo, “rezar é, antes de tudo, colocar-se numa atitude de escuta para acolher a Palavra, semente de vida, que, quando cai em terra boa, produz muitos frutos. (…) A oração é o fundamento da nossa comunhão com Deus e com nossos irmãos. Ela sustenta nossa jornada como discípulos missionários, numa Igreja sinodal.”

Conforme anunciado por Dom Arnaldo, a partir do mês de maio a revista “O Verbo” ajudará os fiéis no aprofundamento da vida de oração pessoal e comunitária, oferecendo reflexões sobre a espiritualidade e as diversas formas de rezar.