Feliz Páscoa
Depois da constatação de que as solenidades da Semana Santa em Itu revestiram-se do costumeiro afluxo de fiéis, aduzido de um crescimento significativo de visitantes, tudo se volta hoje para com o Sábado Santo e o Domingo de Páscoa.
Além das solenidades vinculadas a Igrejas da área central, não menores aquelas vividas em todas as Paróquias.
Advenham então comentários generalizados.
De volta à frequência das reuniões da ACADIL, de que o cuidado da saúde me pôs algo alheio, bem assim também com a ASLe, Academia Saltense – encontro o livro “Rabiscos”, do profícuo escritor cabreuvano, Otoni Rodrigues da Silveira. Marcada essa obra, além de relatos outros, a trazer extenso rol de biografias ilustres e mais curiosidades.
Os costumes ditam normas e as plenificam, a molde de serem respeitadas como se fossem leis. Tal se conclui dos acidentes, efeito do farol interposto recentemente na esquina da Floriano com a Garcia Moreno – Largo do Carmo. Fica-se com a dúvida de sua real necessidade.
A área de entretenimentos no Bairro da Estação ganhou realces de uns tempos para cá e se faz interessante logradouro. Conquanto se diga que mais frequentados por turistas, é já bem tempo de que os ituanos dele se sirvam.
A calçada larga no Jardim do Carmo (continuidade de quem sobe a rua Maestro Elias Lobo), de há muito se impôs em termos de afluência de povo em Itu, tanto pela comodidade do espaço como da variada oferta de comes e bebes. Ponto referencial importante em Itu.
Entristece muito a gente a fase inglória do futebol profissional ituano. Interessante e elogiável, no entanto, a paixão pelo futebol, que os torcedores se conformam e, mais que isso, mantém sua fidelidade ao clube. Bem, por que esconder que o futebol enfeitiça mesmo.
Alvissareira, útil, necessária, a troca de iluminação de muitas ruas na cidade de Itu. Algumas delas, outrora, de quase nula movimentação de moradores por motivos óbvios.
Viu-se, aqui e ali, que os moradores da Avenida Francisco Ernesto Fávero e ruas adjacentes – talvez também dos ocupantes do trânsito em geral – se mostraram contrários com a recente mudança na sinalização, impeditiva agora em excesso. Dá para se pensar …
Em vias de abertura, de mais um restaurante de destaque no Shopping, a ampliar significativamente as opções aos consumidores.
O gradativo surgimento de veículos elétricos – opção consagrada no exterior – parece vingar também no Brasil, porém com notória oferta de modelos pequenos e de preços nem tanto.
Algo que pouco se nota, é o conjunto de hotéis de alto padrão em Itu, prova de que estes ares atraem de fato. Há com certeza um contingente de hóspedes, com todo conforto, não vistos na área urbana propriamente dita. Compreende-se. Cuida-se da oferta de comodidade própria e mais atraente.
No contraponto, aos sábados, logo cedo, agrupam-se próximos ao Centro Espírita na Maestro José Vitório, sentados na calçada, moradores de rua em expressiva quantidade, quando se lhes serve um prato de comida. Benemérita, concreta e louvável atuação, consciente e sem alarde.
Ainda tênues os rumores do que se diga das eleições municipais. Há nomes vagamente anunciados. Mesmo assim veio a público leve entrevero de dois prováveis concorrentes. No plano federal, horripila a concessão de verba estratosférica destinada a lhes ocorrer as despesas das respectivas candidaturas.
Esperava-se arrefecimento da canícula e, muito tênue, ensejou-se um dia de leve frescor, para o sol retornar, impiedoso. Tenhamos um pouco mais de paciência. Deus nos ouça.
O colóquio está leve.
Afeitos a uma presença somente nos últimos sábados, viemos hoje por exceção, a cobrir cochilo meu na semana anterior.
Abraço.