“Comunhão, participação e missão”: lideranças da Diocese participam de formação sobre o Sínodo 2021-2024

Em comunhão com a Igreja de todo o mundo, as lideranças religiosas e leigas da Diocese de Jundiaí estiveram reunidas para refletir sobre a caminhada realizada até agora pelo Sínodo dos Bispos 2021-2024: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

(Foto em destaque: Mais de 200 pessoas, entre presbíteros, religiosos(as) e leigos(as) participaram da reunião do
Conselho Diocesano de Ação Evangelizadora, no Colégio Divino Salvador, em Itu.)

O momento de formação aconteceu durante a reunião do Conselho Diocesano de Ação Evangelizadora (CDAE), que aconteceu no Colégio Divino Salvador, em Itu, no último dia 16 de março. O bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, presidiu a reunião que contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre sacerdotes, religiosos(as) e lideranças leigas da Diocese.

Dom Arnaldo destacou que “Igreja Sinodal” não é uma ideia nova, mas o destaque de aspectos fundamentais na vida da Igreja dos quais todos precisamos cuidar: comunhão, participação e missão. “Para isso, precisamos ter dois olhares: o primeiro, para o quê nos chama o Espírito Santo, para os desafios que a realidade nos apresenta; o segundo olhar, para a nossa essência, que é o Evangelho, para podermos discernir o que é de Deus e o que é da cultura, o que é criação humana. E diante disso, precisamos de coragem para mudar o que precisa ser mudado.”

Em primeiro plano, da dir. p/ esq.: o bispo diocesano, Dom Arnaldo; o vigário forâneo, padre Robinson, e o vigário geral da Diocese, padre Carlos Virillo, durante a oração inicial do encontro.

Padre Genival Pessotto, Diretor do Centro Diocesano de Formação, conduziu a apresentação e as reflexões em torno do documento “Uma Igreja Sinodal em Missão – Relatório de Síntese da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos”, publicado em outubro do ano passado. O documento traz uma síntese das contribuições de fiéis de todo o mundo, a partir do grande processo de escuta iniciado em 2021, envolvendo comunidades, paróquias, dioceses e todo o Povo de Deus.

Padre Genival destacou que o processo de escuta foi bastante amplo, reforçando o principal significado do sínodo: “caminhar juntos”. “A participação e a comunhão devem ser construídas em função de nossa missão: evangelizar. Mas isso somente será conseguido se pudermos escutar nossos irmãos e irmãs.” Padre Genival também lembrou que o ponto de partida de todo esse trabalho é o “primado da Graça”. “Todos nós acreditamos que a Graça de Deus conduz os caminhos da Igreja. Se esta nossa crença não se fizer presente em nossas ações, de nada adiantará todo o nosso esforço”.

Padre Genival destacou alguns temas presentes no relatório para serem trabalhados durante o encontro. Entre eles, o pertencimento à comunidade de fé, novas linguagens, o papel das mulheres, o sacerdócio e o diaconato como serviço, o protagonismo dos pobres, a missão digital, escuta e acompanhamento, entre outros.

Esses também foram os temas de aprofundamento dos dezoito grupos formados com os participantes, que responderam às indagações feitas pelo documento. As contribuições dos grupos foram encaminhadas à coordenação do encontro e ajudarão na formulação das ações a serem realizadas na Diocese. Esse material também fará parte da contribuição da Diocese de Jundiaí à nova etapa de escuta do Sínodo, sendo encaminhado à equipe nacional de animação, para a elaboração da síntese a ser enviada à Secretaria Geral, em Roma.