Vozes de Itu participará da Semana Santa
Desde o mês de fevereiro, o Coral Vozes de Itu está preparando-se para participar das tradicionais cerimônias da Semana Santa de Itu, bicentenárias atividades promovidas pela Igreja Católica, apresentando um patrimônio musical exclusivo desta cidade. Obras compostas ao longo do século XIX estarão integradas às celebrações da Paixão e Morte de Jesus. Em especial, neste ano, celebram-se os 190 anos de nascimento do compositor ituano Elias Álvares Lobo.
O Coral Vozes de Itu atua na preservação do patrimônio musical de Itu desde 1994, quando iniciou o processo de recuperação de partituras do padre Jesuíno do Monte Carmelo, Elias Lobo, Tristão Mariano da Costa e José Mariano da Costa Lobo. Portanto, celebra trinta anos de atividades culturais, nos últimos anos absolutamente voluntárias, sem apoio cultural além da sua própria associação mantenedora. Nos últimos anos, o Vozes de Itu mantém parceria com o Museu da Música para o trabalho de pesquisa e restauro das obras musicais.
Dentre as cerimônias tradicionais que contarão com a participação do Vozes de Itu, destaca-se a Procissão de Passos, tradição portuguesa realizada em Itu desde 1785 ininterruptamente, pela Ordem do Carmo, a única comunidade paulista a manter viva essa prática religiosa. Além do canto da Verônica composto pelo padre Jesuíno do Monte Carmelo há mais de duzentos anos, o Vozes de Itu executará os Motetes de Passos, composição do maestro José Mariano da Costa Lobo com a participação da Orquestra Tristão Mariano.
A Associação Cultural Vozes de Itu, fundada em 1965, é uma entidade sem fins lucrativos, composta por cidadãos que acreditam no trabalho do Coral e colaboram financeiramente para manutenção do grupo.
Confira a programação das cerimônias:
Ofício de Trevas – 23 de março, sábado, 19h30
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Matinas de Quarta-feira Santa, de Elias Álvares Lobo (1873)
Ofício e Missa de Domingo de Ramos – 24 de março, domingo, 9h30
Igreja Matriz de Nosso Senhor no Horto
Procissão de Palmas do Padre Jesuíno do Monte Carmelo (c. 1804)
Partes fixas e móveis da missa de obra de Elias Lobo e Tristão Mariano da Costa
Procissão de Passos – 24 de março, domingo, 19h
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Motetes dos Passos, de José Mariano da Costa Lobo (1880)
Canto da Verônica, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo (c. 1804)
Foto: Juliano Cristofoletti