Bispos de Jundiaí participam de celebração na Venezuela
Compartilhe

No último domingo (10/03), os bispos de Jundiaí, Dom Arnaldo (diocesano) e Dom Vicente (emérito), participaram das festividades dos 102 anos de fundação do Vicariato Apostólico do Caroní, na Venezuela, próximo ao estado brasileiro de Roraima, onde a Diocese de Jundiaí mantém presença missionária.

Na foto em destaque, Dom Vicente e Dom Arnaldo estão com Dom Evaristo Spengler, Bispo de Roraima (2º da esq.), e a Dom Gonzalo Ontiveros Vivas, Bispo do Vicariato (3º da esq.).

O Vicariato Apostólico do Caroni tem sua sede na cidade de Santa Elena de Uairén, na Venezuela, a cerca de 20 km da fronteira com Brasil. A região do Vicariato é conhecida como La Gran Sabana, com paróquias e comunidades muito distantes, e conta com a maioria da população formada por indígenas do povo Pemón. Dom Gonzalo, Bispo do Vicariato, é amigo pessoal de Dom Arnaldo e conheceu a Diocese de Jundiaí no mês de agosto de 2023.

Dom Gonzalo preside a missa, ladeado por Dom Evaristo, Dom Arnaldo e Dom Vicente.

A celebração contou com a presença dos bispos, presbíteros, religiosos e leigos, representando as diversas comunidades locais. Em sua homilia, Dom Gonzalo manifestou sua alegria ao fazer memória do trabalho que foi realizado pelos padres capuchinhos, os primeiros que ali chegaram e deixaram como ensinamento vivência e experiência de fé nesse processo de formação e de inculturação do Evangelho. O Bispo também agradeceu as presenças dos representantes das Igrejas de Roraima e de Jundiaí.

Dom Gonzalo destacou ainda que o Vicariato do Caroni está vivendo uma nova etapa, com a participação de missionários de outras igrejas locais e congregações religiosas, uma oportunidade para se integrar com a Igreja do Brasil, insistindo em que a Igreja não tem fronteiras. Ele ressaltou a mensagem de que a igreja católica é capaz de unir povos de diferentes origens em um só propósito: a vivência da fé e a busca pela paz e fraternidade, um verdadeiro sinal de comunhão e de unidade, como pede o Papa Francisco.

Depois da celebração também foram realizadas apresentações culturais típicas da região.

Visita pastoral

Dom Arnaldo e Dom Vicente realizaram a visita pastoral missionária à Diocese de Roraima entre os dias 1º e 11 de março. Nesse período, encontraram-se com os presbíteros e seminaristas da Diocese de Jundiaí que estão em missão Ad Gentes na Área Missionária Santo Isidoro, no Município de Caroebe, na Paróquia São João Batista e São Luíz, nos Municípios São João da Baliza e São Luíz do Anauá. 

(Com informações e fotos do site da Diocese de Jundiaí)