A Cruz de Cristo nos encoraja a vencer os sofrimentos da vida
Compartilhe

Caminhamos para as duas últimas semanas da Quaresma e, desta forma, nos preparamos para iniciar a Semana Santa, onde reviveremos os passos de Jesus Cristo até a Ressurreição.
Os passos de Cristo carregando a Cruz mudou a história, abrindo passagem para um novo céu e uma nova terra. Na Sexta-feira Santa, a Igreja celebra com profunda espiritualidade a crucifixão de Jesus Cristo, a cruz, motivo de escândalo e sinal de morte, torna-se para nós cristãos a árvore fecunda de uma nova esperança. Santo Tomas de Aquino nos diz que “carne incorruptível é dada em sacrifício para a salvação da carne corruptível”.
A experiência do sofrimento de Cristo para a salvação do homem, marca naturalmente a humanidade e culmina na vitória da vida sobre a morte, através da Ressurreição de Cristo. Ao olhar para os passos do Senhor, podemos também olhar para nossas vidas, pois quantas são as dificuldades, desânimos, precariedades e outras consequências negativas, provocadas por uma série de fatores que fogem do nosso controle. O caminho da Via-Sacra é também o caminho da humanidade, que passa pelo sofrimento, mas não pode deixar por esmorecer, pois a Cruz de Cristo, é o sinal supremo de amor de Deus para com os homens, sendo assim, o sinal de uma esperança e vitória sobre tudo o que nos faz sofrer.
É na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, que encontramos respostas às nossas necessidades e dificuldades, pois nela, concentra-se todo amor de Deus. Quando passamos pelo sofrimento e tribulação, devemos olhar para o Cristo crucificado, pois nele encontramos a coragem para prosseguir, repetindo as palavras de São Paulo: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A Angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? Mas em todas essas coisas somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou.” (Rm 8,35.37)
Nos sofrimentos, dificuldades e tribulações, não estamos sozinhos, Jesus está conosco com o seu amor e sustenta-nos com a sua graça, dando-nos a força necessária para passar pelos tomentos da vida. Desta forma, o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo, encoraja-nos a continuar com esperança, nossa caminhada neste mundo. Se vivemos no Cristo, com sua ressureição, somos conduzidos a uma vida nova. O Filho do Homem crucificado dá uma vida nova para a própria morte, que deixa de ser morte e passa a ser uma passagem para um novo viver, no paraíso.
Peçamos a Maria Santíssima, que acompanhou seu Filho ao longo da via dolorosa, ela que esteve aos pés da Cruz na hora da morte. Maria encorajou a Igreja viver a presença do Senhor no início, quando a perseguição aos cristãos era cruel. Que ela interceda a Deus, para conduzir nosso coração ao Mistério da Paixão, para que possamos rumar ao Mistério Pascal e assim viver na luz da Ressurreição de Cristo a vitória do amor de Deus sobre o sofrimento e a morte.