Museu da Música reabre as portas  com novas exposições
Compartilhe

No dia 7 de janeiro, a partir das 9h30, o Museu da Música – Itu reabre as portas para eventos e visitas com a retomada da série de encontros “Diálogos”. Desde 2020 o Museu tem produzido mostras online através de seu site e exposições com visita presencial em parceria com outros museus de Itu.
Além da exposição A ópera “A Noite de São João” de Elias Lobo, aberta em dezembro, os visitantes poderão conhecer melhor aspectos do movimento Ceciliano na música sacra em Itu através das novas exposições que comemoram o centenário da implantação dessa prática, em nossa cidade, e do centenário de nascimento de um de seus agentes, Roberto de Francisco (1924 – 1976). Ele atuou como organista e regente de coro por trinta anos nas igrejas do Bom Jesus e Matriz Candelária, tendo por objetivo manter vivo um belíssimo repertório do romantismo italiano regrado pela Santa Sé.
O Diálogo “Roberto de Francisco e o movimento Ceciliano na música em Itu”, que será realizado no dia 7 de janeiro às 9h30, contará com a participação do Prof. Dr. Evandro Antonio Correia, teólogo e organista, membro da Academia Ituana de Letras e o Prof. Luís Roberto de Francisco, historiador e regente de coro, além de cantores do Coral Vozes de Itu.
As novas exposições estarão abertas ao longo de todo o ano e as visitas mediadas poderão ser feitas aos primeiros domingos do mês entre 10h30 e 12h. Continuam as visitações ao Museu da Música para grupos em outros dias e horários com agendamento prévio através do e-mail museudamusicaitu@gmail.com.
O Museu da Música – Itu está sediado à Rua Floriano Peixoto, 480, casa que foi residência do organista Roberto de Francisco e sua família de músicos e é mantido pelo Instituto Cultural de Itu.