Festa de São Benedito volta a ser realizada em janeiro
Compartilhe

Após ter sido realizada em outubro neste ano, a festa em honra a São Benedito na Paróquia Nossa Senhora da Candelária voltará a ser celebrada no mês janeiro, em 2024. A programação também marca o início das festividades pelos 500 anos de nascimento do santo.

(Foto em destaque: Procissão de São Benedito em outubro de 2023 /PASCOM PNSC)

Filho de escravos provenientes do norte da África, Benedito nasceu entre 1524 e 1526 no vilarejo de São Fratello, na Sicília, Itália. Desde pequeno cultivou uma intensa vida de união com Deus e a caridade. Aos 18 anos, entrou para uma fraternidade de eremitas franciscanos, já agraciado por Deus com vários dons. Mesmo sendo analfabeto, era procurado constantemente pela elite social de sua época, principalmente para pedir seus conselhos.

Pobre com os pobres, Benedito foi um arauto defensor da dignidade dos mais necessitados. No convento, Benedito assumiu o cargo de cozinheiro, mas não só. Mesmo sendo leigo e com pouca instrução, chegou a ser mestre de noviços e superior de sua comunidade religiosa.

Oração e serviço eram dois polos que estavam em perfeito equilíbrio na vida do santo. Tinha uma profunda devoção ao Menino Jesus e passava longo tempo em oração diante de uma imagem de Nossa Senhora.
São Benedito morreu em 1589, aos 63 anos. Sua vida de é uma linda mensagem de superação, serviço e humildade. Certamente seja por isso que o santo negro, analfabeto e filho de escravos seja tão amado pelos brasileiros. (adaptado de texto de Vatican News)

Festa começa no dia 7 

A festa de São Benedito na Paróquia Nossa Senhora da Candelária tem início no dia 7 (domingo), com o hasteamento do Mastro no pátio em frente à igreja, às 10h45, seguido de missa às 11h.

O Tríduo começa no dia 11 (quinta), com missa às 19h30, rezando pelos jovens e pelas crianças. No dia 12 (sexta), também às 19h30, a missa será pelos enfermos e desempregados. No dia 13 (sábado), a missa será às 19h, rezando pelas famílias.

O dia de São Benedito será comemorado no dia 14 (domingo), com Missas Solenes às 11h e 16h. A Procissão em honra ao santo acontecerá após missa das 16h, percorrendo as ruas do centro da cidade.

No sábado (13) e no domingo (14), acontece a Quermesse no salão ao lado da igreja. Sábado, a partir das 16h, e domingo, a partir das 10h.

Os organizadores da festa solicitam a ajuda de voluntários para trabalhar na Quermesse. Quem puder colaborar, entrar em contato com a Secretaria Paroquial: 4022-0819 (de terça a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h; aos sábados, das 8h às 11h).