Regional Centro-Oeste: compromisso de revitalizar paróquias por meio das Comunidades Eclesiais Missionárias
Compartilhe

A XXI Assembleia Eclesial do Regional Centro-Oeste da CNBB aconteceu nos dias 27 a 29 de outubro, no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia. O evento, realizado a cada quatro anos, tem o objetivo de refletir sobre a caminhada da Igreja no estado de Goiás e no Distrito Federal nos últimos quatro anos e preparar o processo de vivência eclesial para o próximo quadriênio (2024 a 2027) a partir dos compromissos assumidos pela assembleia.

Dom Waldemar Passini, bispo diocesano de Luziânia e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, assessorou o evento, com o tema “Animação Bíblica da Pastoral”. Em sua exposição, ele lançou “um olhar preciso” sobre o tema proposto com o apoio de documentos importantes da Igreja no Brasil: Documento de Aparecida; Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e Documento 111 da CNBB (E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionária).

Em sua exposição, Dom Waldemar disse que a Palavra é a fonte de vida da Igreja, alma da ação evangelizadora, por isso, os católicos precisam “conviver com a Palavra, ficar com ela, saboreá-la”. “Precisamos escutar, meditar, viver a Palavra, isso é uma postura ativa porque ela é o coração de toda a atividade eclesial”, afirmou. O bispo salientou que não há mais espaço para uma Igreja que atua apenas com a “pastoral de conservação”. “É urgente passar dessa pastoral que conserva para o estado permanente de missão nas paróquias”.

Carta-Compromisso

No final da Assembleia, como de costume, os participantes aprovaram a Carta-Compromisso que deverá nortear a caminhada da Igreja no regional no próximo quadriênio (2023-2027). O documento foi aprovado por unanimidade e reafirma a seguinte decisão: “de sermos cristãos em comunidades eclesiais missionárias, como uma maneira de revitalizar nossas paróquias”. Confira a íntegra da carta, clique aqui.