A Confissão nos prepara para vivermos melhor o Natal de Jesus
Compartilhe

Uma das formas de nos prepararmos bem para o Natal de Nosso Senhor é por meio da confissão sacramental. O tempo do Advento é marcado pela oração e vigilância, pois não sabemos qual será o dia ou a hora que o Senhor virá. A espiritualidade do tempo do Advento nos aponta duas vertentes: a espera da segunda vinda de Cristo, pois para nós, cristãos, Ele já veio uma vez. E também fazemos memória o seu nascimento que aconteceu há mais de 2000 anos.

A Igreja, Mãe misericordiosa, recomenda que façamos a confissão sacramental ao menos duas vezes no ano, durante a quaresma em preparação para a Páscoa e durante o tempo do Advento, em preparação ao Natal do Senhor. É claro que se sentirmos necessidade ao longo do ano podemos realizar a confissão sacramental. Normalmente, as paróquias realizam mutirão de confissão com diversos padres do setor ou região para atender os fiéis nesse período, para que todos tenham a oportunidade de se confessar e celebrar de maneira pura o Natal do Senhor.

Algumas paróquias realizam a celebração penitencial atendendo as confissões de todos os fiéis dando oportunidade de um momento da graça de Deus em suas vidas. A confissão pode ser preparada também com uma celebração. A celebração penitencial não é uma “confissão comunitária”, mas é uma celebração que visa preparar os fiéis para a confissão auricular – chamada de individual – com o sacerdote.

Para realizar uma boa confissão, além de participar da celebração penitencial é necessário fazer um exame de consciência. Não pode chegar na Igreja e ir logo se confessar sem uma preparação prévia. Ao chegar na Igreja, procure a capela do Santíssimo Sacramento, reze ao Espírito Santo e faça uma reflexão a partir dos dez mandamentos da lei de Deus, e reflita em qual dos mandamentos você falhou. Os três primeiros mandamentos dizem respeito à nossa relação com Deus e os outros sete mandamentos dizem respeito à nossa relação com o próximo.

Portanto, durante esse tempo do Advento, procure o sacerdote e realize a confissão sacramental, para poder celebrar de maneira pura o Natal do Senhor. O sacerdote, naquele momento, é o próprio Cristo que nos acolhe e perdoa. O padre não vai nos julgar e nem condenar, pelo contrário, vai orientar e absolver dos pecados, e, obviamente, não sairá contando os pecados. Por isso, não tenha medo de realizar a sua confissão e se preparar bem para o Natal do Senhor.

(adaptado de texto do Cardeal Dom Orani Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, RJ)

Veja também: