Projeto Ver Melhor do Rotary Club de Itu realiza sua segunda edição
Compartilhe

Durante o mês de setembro do corrente ano, mais uma edição do projeto Ver Melhor foi realizada com muito sucesso. Esse projeto simples, mas efetivo, é o resultado da junção de iniciativas, boa vontade, voluntariado de profissionais e empresários doando um pouco de si sem pensar em si.
O projeto parte da iniciativa, planejamento e coordenação do Rotary Club de Itu que forma parceria com profissionais médicos oftalmologistas, com óticas e, ainda, com o zelo e o carinho de diretores e professores de creches e de escolas de primeiro grau na fase inicial de contato da criança com a leitura. Professores detectam sintomas de possível deficiência na visão da criança. Profissionais médicos oftalmologistas realizam os exames de vista. Óticas doam os primeiros óculos.
Além do planejamento do Rotary Club de Itu, a logística é realizada por rotarianos sócios do clube. Dentro da programação que envolve todas as partes, um rotariano dirige-se à escola/creche, faz contato com o diretor/diretora. Leva a criança – que necessariamente deverá estar acompanhada do seu/sua responsável – ao médico e, ato contínuo, à ótica.
A criança sai da ótica com os óculos definidos e planejados. Eventualmente, até de imediato dependendo da necessidade e disponibilidade. Criança e responsável são então levados de volta à entidade educacional. Nesta edição foi alvo do projeto a Creche Lar André Luiz de Itu. A diretora Alessandra Zaim e seu corpo de professores detectaram as crianças que consideraram prováveis necessitadas. A efetivação do projeto foi uma doação dos médicos oftalmologistas Claudionor Barbato, Elisabeth Mota e Fernando Amorim e das óticas Damázio, Exata, Juliana, OPT, Requinte e Santoro. Em seis crianças da creche e mais uma criança da Cidade Nova foi confirmada a deficiência visual e receberam seus óculos.
A realização de um projeto como esse não apenas supre necessidades de quem as tem e, por vezes, nem sabem disto ou não estão em condições de resolvê-las por si mesmos. Mas, do outro lado, quem colabora e faz acontecer sente-se feliz pelo seu ato de doação. Esse encontro de pessoas que se amalgamam e realizam um nobre objetivo, precisa ser comemorado. E isso ocorreu de forma solene, mas descontraída, na reunião festiva de 11 de outubro do Rotary Club de Itu, quando crianças agraciadas e suas famílias, diretora e professores da creche, médicos e empresários das óticas foram recebidos com muita alegria pelos rotarianos e suas famílias.