27º Domingo do Tempo Comum
Diác. Reginaldo de Castro
Paróquia Sagrada Família
“ O Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.
Evangelho (Mt 21,33-43)
Precisamos produzir bons frutos. Somos vinha de Deus. Na terra de Jesus havia muita vinha, o povo era considerado uma vinha (plantação de uvas).
No evangelho, Jesus compara o reino a uma plantação de uvas, os vinhateiros empregados não entregam os frutos que o proprietário tinha direito, matam os mensageiros e até o seu próprio filho. os líderes do povo de Jesus não produziam os frutos doces esperados por Deus. os vinhateiros – os anciãos (os líderes, latifundiários) e os sumos sacerdotes (que controlavam a religião) – deviam fazer o reino crescer… mas, vejamos o significado de algumas palavras chaves desta parábola:
• o proprietário é Deus;
• a vinha é o povo eleito (os judeus);
• os servos são os profetas enviados por Deus;
• o filho é Jesus;
• os vinhateiros são os líderes do povo encarregados de cuidar da vinha e os judeus infiéis;
• os outros vinhateiros são os pagãos, os que aceitam a boa nova, a igreja que jesus fundou.
Por muito tempo Deus cercou o seu povo de muitos cuidados, mas o povo, sobretudo os líderes, produziu pouquíssimos frutos para Deus.
Nesta parábola, o filho do dono da vinha é Jesus, os lavradores assassinos são os que se colocavam contra os profetas e contra Jesus.
“Jesus é a pedra angular”. Pedra angular é aquela pedra que faz o arremate em uma construção e dá sustentação a ela toda. Nas antigas edificações, em que não se usava concreto e cimento, as pedras eram dispostas uma ao lado da outra e encaixadas com perfeição, sendo que a última pedra a ser colocada era aquela que daria firmeza e garantiria a segurança do edifício.
A pedra angular era aquela que se usava para que os arcos de pedra dasconstruções não caíssem, a pedra angular é a principal de uma construção. Na nossa vida também é assim. na construção de nossa vida, a pedra principal é Jesus, sem o qual o edifício das nossas relações sociais e familiares vêm abaixo. É Jesus quem vai “arrematar” aquilo que nós construímos no nosso dia a dia.
Podemos fazer muito com nosso esforço e nossa boa vontade, mas a pedra angular será sempre Ele que dará sentido a tudo o que fizermos.
Um construtor irresponsável e descuidado pode dispensar e jogar fora a pedra angular e, quando chegar ao final da construção, perceberá que não pode conclui-la sem aquela pedra.
Cuide para que, ao construir sua família, seu emprego, seu casamento, seus negócios, enfim a sua vida, você não seja descuidado e irresponsável a ponto de jogar fora a pedra principal da sua construção – a pedra angular que é Jesus.
Para refletir:
• Que frutos estou produzindo? Somos frutos doces ou amargos?
• Nossa comunidade pode se considerar “vinha do senhor”?
• Em nossa vida, Jesus é a pedra angular?
Amém!