Diáconos e esposas participam de Retiro em Itaici
Compartilhe

Aconteceu no último final de semana o Retiro Anual Espiritual Canônico para Diáconos e Esposas da Diocese de Jundiaí (SP). O Retiro aconteceu no Mosteiro Jesuíta de Itaici, em Indaiatuba (SP), com início na sexta (29/09) e término no domingo (1º/10).

O Retiro contou com a participação de 90 diáconos e 78 esposas de toda a Diocese. Das paróquias de Itu, estiveram presentes 11 diáconos e suas esposas. 

O Bispo Emérito de Jundiaí, Dom Vicente Costa, foi o pregador principal do Retiro. Padre Agnaldo Tavares Ribeiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, de Salto, e Assessor Diocesano da Comissão Diocesana de Diáconos Permanentes, também ministrou palestra.

Dom Vicente trouxe para meditação e reflexão o tema “Chamados ao Encontro Pessoal com Jesus Cristo” (Jo 1,35-51). O roteiro teve “A experiência do Encontro” (seguir, apaixonar-se, contagiar outros), “Chamados ao Discipulado” (Jo 4,1-42), “Chamados para a Missão” (Jo 2,1-12) e “Chamados à Gratuidade Divina” (Jo 13,1-17). As meditações seguiram o método da Lectio Divina. Textos do Documento de Aparecida e da Encíclica Evangelii Gaudium foram de fundamental ajuda para as reflexões dos diáconos e esposas.

Os diáconos ituanos e suas esposas, presentes no Retiro.

Padre Agnaldo falou sobre os sinais representativos dos sacramentos, da mudança de vida que promovem. “É preciso fazer a experiência de mudar de vida, de deixar de ter um coração de pedra para um coração de carne. Há pessoas que vêm à Igreja para buscar conforto, encontrar apoio, e são recebidas por pessoas mal humoradas. Os diáconos e os presbíteros precisam ter um coração amoroso, serem acolhedores”, disse. Falou também da necessidade de confessar-se mais vezes, de se preparar para a confissão, de buscar ter um diretor espiritual para ajudar a melhorar de vida. No final da meditação, presidiu uma celebração penitencial.

O encontro terminou com Missa presidida por Dom Vicente e concelebrada pelo Pe. Agnaldo. Após a homilia, Dom Vicente ministrou a Renovação do Sacramento do Matrimônio para os casais participantes e, em seguida, a Renovação do Ministério Diaconal. 

(Fonte: Site Diocese de Jundiaí / colaboração: Diácono José Carlos Pascoal – ENAC/CND)