29 de Setembro de 1923
Frei Emygdio Hilhorst
Apoz muito longa e penosa enfermidade, e depois de ter recebido com muita piedade os santos Sacramentos, faleceu no convento do Carmo desta cidade, na noite de segunda feira ultima, o Revmo. Sr. Frei Emygdio Hilhorst, virtuoso sacerdote carmelita, que aqui residia ha vários annos.
Esse distincto sacerdote, que se fazia amar e respeitar pela sua grande bondade para com todos e pelas suas peregrinas virtudes sacerdotaes, reconhecidas pelo seu grande zelo no serviço religioso, e principalmente na administração dos santos Sacramentos aos enfermos, contava apenas 33 annos de edade, tendo nascido a 14 de Abril de 1890 na cidade de Hiversum, na Hollanda.
Na manhã de terça feira houve missa de corpo presente, celebrada pelo Revmo. Sr. Frei Ambrosio Vroling, e assistida por diversos sacerdotes carmelitas, pelos Revmos. Srs. Vigario, Padre Elisiario de Camargo Barros, Conego Antonio Bueno de Camargo, P. José Masset, capellão do Patrocinio, P. Arthur Leite de Souza, Vigario do Salto, e P. Arthur Diniz, da residencia do Bom Jesus, estando a egreja cheia de familias e cavalheiros. Apoz a missa fez-se a encomendação e em seguida foi o corpo transportado para o cemiterio municipal, tomando parte no acompanhamento os sacerdotes acima referidos e grande numero de amigos do finado, sendo o ataúde conduzido á mão até ao cemiterio.
Ao Revmo. Sr. Frei Ambrosio, Prior do Convento do Carmo e aos demais sacerdotes carmelitas os nossos pezames.
G. L. Paula Sousa
Realiza-se hoje, ás 20 horas, no G. L. Paula Sousa, a inauguração dos retractos de d. Antonio Joaquim de Mello e Regente Diogo Feijó.
Fallará sobre D. Antonio o nosso distincto e apreciado colaborador Revmo. P. João Baptista Monti e sobre Feijó o nosso presado colega do “Saltense” Oswaldo S. Aguirre.
Será essa solenidade abrilhantada por uma optima orchestra.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.