Papa Francisco: “a Igreja acredita firmemente no ecumenismo, no diálogo inter-religioso e cultural”
Com humildade e no espírito de serviço que animou a vida do Mestre, a Igreja católica permanece em atitude de abertura e escuta às outras tradições religiosas. Quero confirmar-vos que a Igreja católica deseja caminhar assim, crendo firmemente no diálogo ecumênico, inter-religioso e cultural.
Essas foram as palavras do Papa Francisco no encontro com líderes de mais de dez religiões da Mongólia, no último domingo (03/09), durante sua viagem apostólica àquele país.
Em seu pronunciamento, Francisco destacou a responsabilidade das religiões em confirmar nas atitudes o que cada uma delas professa.
Nosso comportamento é chamado a confirmar nos fatos os ensinamentos que professamos; não os pode contradizer, tornando-se motivo de escândalo. Portanto, não podemos confundir credo e violência, sacralidade e imposição, percurso religioso e sectarismo. (…)
O próprio fato de estarmos juntos no mesmo lugar já é uma mensagem de esperança: as tradições religiosas, na sua originalidade e diversidade, constituem um formidável potencial de bem ao serviço da sociedade.
(Fonte: Vatican News)