Encontro diocesano de catequese refletiu o “saber” do catequista
Centenas de catequistas da Diocese de Jundiaí participaram da 32ª Concentração Diocesana para Catequistas, realizada no último domingo (27/08) na Arena de Eventos de Santana de Parnaíba. Com o foco em “Saber”, a Concentração deste ano proporcionou a reflexão sobre quatro documentos da Igreja.
A missa de abertura foi celebrada pelo padre Erickson Ramos da Silva, Assessor Eclesiástico da Comissão Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, e concelebrada pelos padres Antônio Carlos dos Santos, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora e Pároco da Paróquia Cristo Rei, e Adeilson Rodrigues dos Santos, Assessor Eclesiástico das Novas Comunidades e Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, de Várzea Paulista.
Impossibilitado de comparecer, o bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, enviou uma mensagem em que agradece o “sim” generoso de cada catequista, animando cada um: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” Os padres Norberto Savietto, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Santana de Parnaíba, e Adriano Ferreira Rodrigues, Pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, de Jundiaí, também marcaram presença, acompanhando os catequistas de suas paróquias.
Ao longo da tarde, os catequistas presentes no encontro puderam participar de momentos formativos sobre quatro documentos importantes da Igreja, preparados pela Comissão Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, com vistas na celebração do Jubileu de 2025, Ano Santo proclamado pelo Papa Francisco. “A marca caraterística da Concentração Diocesana de Catequistas é o ‘saber’”, destacou padre Erickson.
A primeira palestra teve como tema “A importância das constituições conciliares Lumen Gentium e Gaudium et spes”, apresentado pelo professor Raylson Araújo, que destacou o contexto histórico e eclesial em que foi celebrado o Concílio Vaticano II.
Padre Diego Araújo, do clero da Diocese de Mogi das Cruzes, conduziu a segunda palestra, sobre as “Constituições Sacrosanctum Concilium e Dei Verbum e a sua importância para catequese”, alertando sobre a importância de o catequista conhecer com maior profundidade o Concílio Vaticano II.
Ao final do encontro, padre Erickson agradeceu aos organizadores e participantes, além de um agradecimento especial à sra. Conceição Amália, que concluiu seu período na coordenação diocesana. Ao se despedir, Conceição Amália agradeceu à Comissão e animou todos os catequistas a continuarem firmes na fé.
Em seguida, Rodrigo Marques, da Paróquia Santuário Diocesano Santa Rita de Cássia, de Jundiaí, foi apresentado como novo coordenador diocesano. Em suas primeiras palavras, Rodrigo citou o Salmo 137: “Ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Completai em mim a obra começada!”. (com informações do Setor Comunicação da Diocese de Jundiaí)
A participação das paróquias de Itu
Várias paróquias de Itu marcaram presença na 32ª Concentração Diocesana de Catequistas. Confira abaixo algumas delas.
Paróquia Nossa Senhora da Candelária
Paróquia Sagrada Família
A Paróquia Sagrada Família esteve presente na Concentração Diocesana com 26 catequistas:
Paróquia São Camilo de Léllis
Alguns catequistas da Paróquia São Camilo de Léllis estiveram presentes na 32ª Concentração Diocesana de Catequistas.
“Tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre 4 documentos da Igreja, aprovados no Concílio Vaticano II, para entender a importância da presença e participação dos fiéis leigos (povo de Deus) na Igreja e também na Santa Missa, assim como a importância da Liturgia e da Catequese. Como fonte de formação e aprendizado, o encontro foi enriquecedor e nos ajudará a informar e formar os nossos catequizandos que, como povo de Deus, somos a Igreja de Cristo”, disse Angélica, Coordenadora da Pastoral Catequética da paróquia.
Paróquia São Cristóvão
Paróquia São João Batista