Transferências de padres da Diocese acontecerão no início do próximo ano
Compartilhe

Na manhã da última quarta-feira (16/08), padre Carlos José Virillo, Vigário Geral da Diocese, presidiu, juntamente com a equipe de visitadores, uma reunião com os padres que serão transferidos no início do próximo ano. O objetivo foi apresentar as etapas do processo de transição entre a saída de um sacerdote e a chegada de outro em cada uma das realidades que passarão por essa mudança. Em Itu, apenas a Paróquia São Judas Tadeu passará por esse processo.

O processo de transição tem por objetivo auxiliar o padre que assumirá a nova missão, dando-lhe o suporte necessário para que conheça um pouco da realidade em que irá trabalhar. Esse processo constará de três etapas:

  1. Produção de relatório sobre a realidade pastoral, canônica e administrativo-financeira. Esta fase acontecerá no período de 16 de agosto até o dia 16 de setembro.
  2. Visita do Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, Ecônomo, Coordenador do Departamento de Patrimônio e Chanceler para encontros com as lideranças leigas e colaboradores da secretaria paroquial. Esta fase acontecerá entre os dias 17 de setembro a 20 de outubro.
  3. Reunião do Bispo Diocesano com o Padre que está deixando a Paróquia e o Padre que assume a Paróquia. As reuniões de transição acontecerão nos meses de novembro e dezembro.
Os sacerdotes presentes na reunião sobre o processo de transição.

O início de missão dos novos Párocos e Administradores Paroquiais acontecerá nos meses de janeiro e fevereiro de 2024. (Fonte: Site Diocese de Jundiaí)

As mudanças em Itu

Em Itu, vários padres que estavam em período de mudança tiveram sua permanência estendida em terras ituanas. Apenas a Paróquia São Judas Tadeu terá a troca do sacerdote responsável.

Relembre as nomeações feitas pelo bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, no final do mês de julho, para as paróquias de Itu:

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Antônio Ferreira da Silva – Padre Ton – teve seu mandato como pároco renovado por mais 3 anos. Continua também como Assessor Diocesano para o Setor Juventude e Assessor Diocesano para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, ambos por 6 anos, e também como Coordenador dos Presbíteros de 16 a 25 anos de Ordenação incompletos (4 anos).

A Paróquia Nossa Senhora da Candelária já conta com o serviço diaconal do novo diácono transitório Bruno Bussolini, que foi ordenado em 28/07, em Várzea Paulista.

Na Paróquia São Cristóvão, Padre Robinson Veronezze continua como pároco por mais 3 anos. Também prossegue como Assessor Diocesano para a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Núcleo Diocesano, por mais 6 anos.

Na Paróquia São João Batista, padre Diego Marques de Araújo, atual administrador paroquial, foi nomeado como pároco por 4 anos.

Para a Paróquia São Judas Tadeu, foi nomeado administrador paroquial o padre Matheus Henrique da Silva. Padre Júlio, atual pároco, foi nomeado como pároco da Paróquia São Sebastião, em Itupeva, por 6 anos. Padre Matheus foi nomeado também Coordenador da Câmara Eclesiástica de Itu, por 6 anos.

Padre João Renan Paisca Bersan, pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, continua com Coordenador dos Presbíteros até 6 anos de Ordenação incompletos, pelo período de 4 anos.