Missa Solene e Procissão marcam o dia de São Roque
Compartilhe

Terminou nesta quarta-feira (16/08), as festividades em honra a São Roque, na comunidade localizada no bairro Potiguara. A Missa Solene e a Procissão pelas ruas do bairro encerraram as comemorações em honra ao “santo peregrino”.

(Foto em destaque: A Capela de São Roque ficou lotada para a Missa Solene na última quarta-feira (16). / Dirce Silva – PASCOM PNSA)

As festividades em honra a São Roque tiveram início no último dia 5, com a Quermesse que contou com barracas de pastel, pizza, lanche, churrasco, doces e bebidas, e terminou no último sábado (12).

Padre Ton celebrou a Missa Solene em honra a São Roque, na quarta, 16 de agosto, dia dedicado ao “santo peregrino”.

A programação religiosa teve início no domingo (13), com o primeiro dia do Tríduo em honra ao padroeiro da comunidade, celebrado pelo padre José Ignácio Sonsini. Na segunda (14), o segundo dia do Tríduo cotou com a presença do padre Jonatas Silva. Na terça (15), padre Juverci Siqueira celebrou o último dia.

Durante a celebração, aconteceu a investidura de seis novos acólitos e cinco pequenos acólitos da comunidade.

Na quarta (16), dia de São Roque, a Missa Solene foi celebrada pelo padre Ton Ferreira, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da qual a comunidade faz parte. Durante a celebração, foram investidos seis novos acólitos e cinco pequenos acólitos que iniciam o serviço ao altar nas celebrações da comunidade. Outros sete pequenos acólitos fizeram a renovação de seu compromisso.

Após a Missa Solene, uma Procissão percorrei as ruas do bairro com a imagem de São Roque, acompanhada por muitos fiéis.

Logo após a missa, uma procissão conduziu a imagem de São Roque pelas ruas do bairro, encerrando as comemorações.

Conhecido como “o santo peregrino”, São Roque viveu entre o final do século XIII e início do XIV, período em que a Europa foi devastada pela peste negra. Vendo nos doentes o verdadeiro rosto de Cristo, Roque atirou-se de corpo e alma na missão de tratá-los. Iluminado pelo Santo Espírito, em pouco tempo adquiriu o dom da cura, fazendo inúmeros prodígios. É considerado o santo protetor contra as pestes.

Abaixo, imagens da festa. (Fotos: Dirce Silva / PASCOM PNSA)

 

Tríduo – 1º dia – 13/08 – Padre José Ignácio Sonsini

Tríduo – 2º dia – 14/08 – Padre Jonatas Silva

Tríduo – 3º dia – 15/08 – Padre Juverci Siqueira

Missa Solene – 16/08 – Padre Ton Ferreira

 

Procissão – 16/08