Coro de Câmara do Museu da Música  em Santana de Parnaíba
Compartilhe

No domingo, dia 06 de agosto, o Coro de Câmara do Museu da Música – Itu se apresentou na igreja matriz de Santana de Parnaíba. O evento revestiu-se de grande significado pois retomou laços culturais entre as duas cidades paulistas já tão próximas no aspecto histórico. Entre os séculos XVIII e XIX os músicos das duas cidades participaram de apresentações conjuntas e esse intercâmbio aproximou Manoel José Gomes, natural de Parnaíba, da cidade de Itu, onde tocou na orquestra do padre Jesuíno do Monte Carmelo. Pai de Carlos Gomes, ele foi o responsável pela preservação do acervo musical do padre-músico de Itu, descoberto pelo pesquisador Regis Dutrat na década de 1960.
Com obras do padre Jesuíno do Monte Carmelo e de Miguel Dutra, o concerto teve duração de cerca de uma hora entremeando música e comentários pelo regente do grupo, Luís Roberto de Francisco. O coro, formado por quinze cantores, executou peças sacras dos compositores, entre solos e partes corais.
O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Santana de Parnaíba, da Paróquia de Santa Ana e do Museu da Música – Itu e contou com a participação do pároco, p. Marcelo Augusto, do Prof. Dr. Percival Tirapeli, pesquisador de arte colonial (UNESP) e do engº Jair de Oliveira, vice-presidente do Instituto Cultural de Itu, associação mantenedora do Museu da Música – Itu.
O concerto foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da paróquia de Santana e contou com bom público local, entusiasta da cultura regional paulista.