Secretário-geral da CNBB apresenta a Igreja no Brasil em reunião do Colégio Internacional das Equipes de Nossa Senhora

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, participou na tarde da última segunda-feira (24/07), da reunião anual do Colégio Internacional das Equipes de Nossa Senhora que acontece em Aparecida (SP), de 23 a 29 de julho. O secretário-geral da CNBB ajudou o grupo a compreender como está organizada a “Igreja Católica no Brasil”.

O evento reúne 83 participantes, sendo 34 casais responsáveis pelas diversas Super-Regiões e 15 sacerdotes espirituais e tem como objetivo tratar de temas visando a animação, a formação e a capacitação dos inúmeros casais equipistas do mundo. No Brasil, são cerca de 25 mil casais e quase 3 mil sacerdotes. Quase todos os casais são atuantes em suas paróquias e dioceses.

O casal responsável pelo Colégio Internacional das Equipes de Nossa Senhora, Clarita e Edgardo Bernal, da Colômbia, manifestaram a sua alegria em conhecer a Igreja no Brasil e a sua caminhada sinodal. “Neste caminho sinodal que estamos vivemos, as Equipes de Nossa Senhora sabem da importância capital que se tem de conhecermos as Igrejas e a realidade que vivem nos países onde temos presença das esquipes”, disse.

O Brasil, segundo Edgardo, é uma Super-região especial para o movimento em razão de contar com muitos membros das Equipes de Nossa Senhora. “Esta tarde foi muito interessante para nós com a presença de dom Ricardo no sentido de continuar estreitando vínculos para seguir construindo o Reino de Deus juntos”, disse.

Igreja no Brasil

Dom Ricardo apresentou ainda números da Igreja no Brasil, como as 279 circunscrições eclesiásticas, os 474 bispos, o número de padres diocesanos = 15.227; padres do clero religioso = 6.937; diáconos permanentes = 4.770; Membros de institutos seculares = 2.073; Missionários leigos = 122.170; Seminaristas maiores = 5.317 diocesanos + 2724 religiosos = 8041 total; Irmãos de votos religiosos = 3.474; Religiosas de vida consagrada = 27.182 e catequistas e ministras da palavra = 120.130.

O secretário-geral apresentou o objetivo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o mapa no qual constam as dioceses brasileiras e os 19 regionais da CNBB, o conceito da comunidade eclesial missionária e seus quatro pilares, a forma como está organizada a presidência da CNBB e suas comissões permanentes e especiais, Conselhos Pastoral e Permanente.

Falou ainda com os participantes sobre os principais problemas sociais do Brasil: saúde, educação, moradia, desemprego, saneamento básico, desigualdade social, trabalho infantil, fome, desmatamento, desigualdade racial, drogas, violência.

Dom Ricardo disse sentir-se honrado em representar a presidência da CNBB no encontro. “Espero que possamos continuar estreitando os laços da fé que superam as barreiras geográficas, e juntos possamos trabalhar incansavelmente em prol das famílias, santuários da Vida, igrejas domésticas e família de famílias”, disse.

Equipes de Nossa Senhora

As Equipes de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal, iniciado na França em 1937 pelo Servo de Deus Padre Henri Caffarel. Os estatutos das Equipes Notre Dame foram lançados em 1947, sendo posteriormente aprovados pela Igreja. Atualmente o movimento está presente em mais de 90 países. No Brasil, o movimento chegou em 1950, a partir de cartas enviadas pelo casal Pedro e Nancy Moncau para o Padre Caffarel.

Cada equipe é formada por 5 a 7 casais e um sacerdote, que buscam crescer na espiritualidade conjugal através do cumprimento de pontos concretos de esforço, escuta da Palavra, meditação diária, temas de estudo e orientações de vida. Cada equipe de base realiza uma reunião mensal. Para manter sua unidade, o movimento conta com uma estrutura de serviço, da qual só pode participar quem estiver inserido em uma equipe de base. Desta forma, o movimento se estrutura em setor, região, província, super-região e equipe responsável internacional (ERI). Em todas as instâncias busca-se o trabalho colegiado.

(Fonte: Portal CNBB)