Jovens da Paróquia Nossa Senhora da Candelária entregam doações da Campanha do Agasalho

As noites da sexta-feira (14/07) e terça-feira (18/07) foram muito marcantes e significativas na vida dos jovens da Paróquia Nossa Senhora da Candelária que acompanharam a ação voluntária do grupo Anjos de Resgate, um grupo que sai às ruas para distribuir comida aos moradores de rua. Junto com dois voluntários do grupo, os jovens da Candelária acompanharam a entrega de alimentos e ofertaram as roupas de frio e cobertores que foram arrecadadas durante a “Campanha do Agasalho” promovida pela paróquia.
(Foto em destaque: Jovens durante a entrega de alimentos e cobertores aos irmãos de rua. / Fernando Vicente PNSC)
A Campanha teve início no final do mês de maio, quando três jovens – Yasmim, Julia e Ana Luísa, catequistas da Pré-catequese – solicitaram ao pároco, Pe. Francisco Carlos, a autorização para desenvolverem uma campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores.
A motivação veio de uma das catequistas que, numa noite de sábado, durante a festa de Santa Rita deste ano, foi abordada por um rapaz vestindo apenas uma camisa regata e um shorts, pedindo uma blusa para passar a noite. O rapaz relatou à jovem que ele passou o dia inteiro pedindo uma blusa, mas ninguém havia doado. Comovida, a jovem entregou a própria blusa. “Você foi uma luz para mim hoje, moça! Deus abençoe você e sua família”, disse o rapaz.
Aquilo deixou a jovem muito inquieta e ela compartilhou o ocorrido com as outras duas jovens catequistas. Com isso, surgiu a ideia de conversar com Pe. Francisco Carlos sobre a proposta de fazer uma campanha para arrecadar agasalhos. De pronto, o pároco acolheu a ideia a autorizou a realização da Campanha do Agasalho.
Uma experiência gratificante
No mês de junho foi feito o pedido de doação aos fiéis que participaram das missas. A generosidade e o espírito de doação dos paroquianos fizeram com que a campanha tivesse grande êxito. Assim, aos domingos antes da missa das 10h, as jovens catequistas se reuniam no salão paroquial e faziam a triagem das roupas, formando kits masculinos e femininos, com agasalhos e cobertores.
Durante esse período, várias sugestões foram dadas às jovens: doar o resultado da campanha para alguma ONG, Albergue, Instituição ou até mesmo o Fundo Social de Solidariedade. Mas as idealizadoras da campanha se mantiveram firmes no propósito de fazer a doação diretamente aos moradores de rua, pois foi essa a motivação inicial. Então surgiu a ideia de acompanhar os Anjos de Resgate, um grupo extremamente idôneo que há anos vem realizando a ação de assistir os irmãos de rua, tendo já resgatado três pessoas que hoje vivem do sustento do seu trabalho.
Assim, aconteceu na última semana a entrega das roupas de inverno e cobertores que aqueceram muitos irmãos que por circunstâncias diversas hoje não possuem um lar para morar. Durante a entrega, os jovens foram acompanhados pelos casais Fernando e Luciana Vicente e Carolina e Rodrigo Silva, que estão iniciando um trabalho com os jovens na paróquia. Também estiveram presentes o Diácono Tadeu Italiani e sua esposa Débora.
Luciana Vicente descreve a ação como uma experiência muito gratificante. “Fiquei emocionada com o pedido de um dos homens de rua para rezar, assim que recebeu a comida e as roupas. Ele rezou junto conosco um Pai-Nosso e em seguida pediu que rezássemos todos juntos uma Ave-Maria. Percebemos como somos agraciados: ter família, casa, lar, amigos e sobretudo o alimento de cada dia”, ressalta Luciana.
A jovem catequista Ana Luísa Celestina Carvalho relata a emoção de doar as roupas e agradece. “Em nome dos jovens da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, gostaria de dizer que a experiência que passamos esses dias foi muito importante, emocionante e aprendemos uma lição: seja grato pelo muito, pouco ou quase nada que você tem, seja grato pela sua vida,” destaca Ana Luísa.
Para o pároco, Pe. Francisco Carlos, essa iniciativa indica que “a semente está caindo em terreno bom”. “Estou muito feliz com essa iniciativa, pois é sinal que a Palavra de Deus está tocando o coração desses jovens e que os frutos do Evangelho estão se tornando visíveis. Quero destacar que essa ação, é apenas uma das muitas que virão, partindo dos ‘Jovens da Candelária’”, enfatiza padre Francisco Carlos.