14 de Julho – Ano de 1923

A Liga Catholica
Quando o Revmo. Sr. Frei Ambrosio, m. d. prior do convento do Carmo, assentou de fundar nesta cidade a Liga Catholica Jesus, Maria, José, supposemos que a mesma se fundaria, mas com bem poucos socios. Felizmente, porém, assim não sucedeu, pois desde logo se apresentou um grande numero de bons catholicos, que se esforçaram entre os seus amigos por arranjar o maior numero possivel de sócios da nova Liga. E assim, e com a graça de Deus, que desejava que esta parochia fosse dotada de mais esse elemento de vida religiosa, dentro em pouco já a Liga contava com mais de duzentos sócios entre os homens de todas as classes sociaes. E com a vinda a esta cidade do Revmo. Sr. P. João Baptista, diretor geral da Liga Catholica Jesus, Maria, José, em todo o Brasil, ainda mais cresceu o numero dos seus socios, de modo que o douto e virtuoso Redemptorista teve a satisfação de prégar durante o triduo, celebrado na egreja do Carmo, a cerca de tresentos homens, que com muito respeito, silêncio e atenção, ouviam as suas piedosas conferencias sobre os fins dessa Liga Catholica.
Não se julgue, porem, que esses tresentos catholicos se limitaram a ouvir as praticas e repetir as orações e os canticos ali entoados em belas e devotas musicas, pois na missa das 6 ½ de domingo foi destribuida a santa Communhão a uns 250 homens, os quaes pelas 3 horas da tarde receberam naquella mesma egreja o diploma e o distinctivo dessa liga, no meio de um santo e enthusiastico jubilo, o que bem mostra que ainda a fé se acha viva no coração do nosso povo.
Em suas ultimas conferencias o prégador mostrou-se muito satisfeito, vendo o grande numero de bons catholicos que se chegaram á sagrada mesa da communhão, e se alistaram nas flieiras da Liga catholica.
Esse movimento religioso mostra com toda a evidencia que muito enganados andam os que pensam que em Ytú a Religião é praticada só pelas senhoras.
Terminando esta agradavel noticia, enviamos os nossos mais sinceros parabens ao Revmo. Sr. Frei Ambrosio, bem como a digna directoria e aos demais membros da “Liga Catholica Jesus Maria, José”, que desde já está formando um batalhão de intrépidos soldados de Christo.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.