Comunidade Carmelita se despede de Frei Rothmans: “Gratidão e até breve…”
Compartilhe

pelo Conselho “Aliança de Amor Com Maria”
da Comunidade do Carmo de Itu

Neste momento, essas são as palavras que brotam da Comunidade Carmelitana de Itu ao Frei Rothmans, pelo encerramento de seu priorado e reitorado no Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Itu, neste dia 24 de junho de 2023.

Recordamos que ao chegar em nossa cidade, ele deparou-se com o período no qual as igrejas, os estabelecimentos de ensino e comerciais, as instituições públicas e privadas, estavam “impedidas” de exercerem suas atividades, assim como a população em geral: todos nós, ficamos confinados em nossos lares, obedecendo ao lock-down decretado pela OMS, em virtude da pandemia pelo Corona Vírus.

Em suas profundas homilias, o Frei Rothmans nos reportava que durante aquele período de “clausura global” podia-se andar pelas ruas e praças, até na região central da cidade, sem encontrar ninguém…

No entanto, fortemente incomodado com tamanha situação, ele buscou causas e condições para que a “chama viva” do Espírito Santo não se apagasse, criando então um primeiro movimento, pioneiro, inovador, promovendo uma comunicação eficaz da Igreja do Carmo com os fiéis católicos, veiculando diariamente as celebrações eucarísticas e demais momentos de oração, o que também foi realizado por algumas paróquias de nossa Diocese.

Com uma visão absolutamente empreendedora e carismática, o Frei Rothmans foi bem acolhendo os que se achegavam, convidando-os a assumirem responsabilidades, auxiliando no planejamento e na execução de atividades jamais existentes no Carmelo de Itu, dentre as quais, por exemplo, a Árvore de Natal com água benta.

Conduzido pela Virgem do Carmo, solicitou aos Frades da Província Carmelitana Fluminense auxiliarem-no a dedicar especial atenção ao aprofundamento da espiritualidade dos fiéis, promovendo periodicamente a “Semana Carmelitana”, um instrumental que além de proporcionar aos participantes o conhecimento da vida e obra dos Santos Carmelitas, contemplou a Comunidade com uma experiência profunda da espiritualidade da Ordem do Carmo. Em algumas atividades, também fomos presenteados com a amorosa presença de Monjas Carmelitas.

Além disso, também se implantaram no seio do Carmelo de Itu momentos de profundo encontro com a Santíssima Trindade, por meio da Lectio Divina; da Missa Votiva à Nossa Senhora do Carmo no 2º sábado do mês; da 1ª Sexta-feira do mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, com Exposição do Santíssimo Sacramento desde as 8h, encerrando-se com a Bênção Solene, antes da Missa das 18h; da Meditação dos Sete Passos de Jesus Cristo, durante as sextas-feiras da Quaresma; da Tarde de Louvor, no Domingo de Pentecostes.

Frei Rothmans também acolheu com generosidade e unção a inspiração divina para as três edições do “Cerco de Jericó”, caracterizados por intensos momentos, desafiadores, em uma Igreja construída há mais de dois séculos, com arquitetura e costumes tradicionais, localizada no eixo histórico da cidade: inegavelmente, atingiram o ápice da presença viva do Espírito Santo na Comunidade do Carmo, trazendo à tona naquele coração de Frade Carmelita, repleto de amor por seu pequeno rebanho, empreender a cada dia cada vez mais “coisas para Deus” e para o Carmelo de Itu, contando com dedicados colaboradores em diversas Equipes, como: Pascom, Conselho Aliança de Amor Com Maria, Liturgia e Salmistas, Coroinhas e Acólitos, Som do Carmelo, Ministros da Eucaristia, Amigos do Carmelo.

Também aconteceram Encontros de Espiritualidade com Mulheres, com Militares, com Casais. Cabe destacar o Workshop “Envelhecimento Saudável” realizado no início deste mês no Instituto Borges de Artes e Ofícios, onde profissionais na área da saúde desenvolveram esse tema visando auxiliar os participantes a conquistarem qualidade de vida após os sessenta anos.

Cercado de amor e comprometimento, o Frei Rothmans também criou causas e condições para “congregar” a Comunidade Carmelitana em alguns projetos: Missa Caipira, Festa Junina, Festa de Santa Teresinha, Acantonamento Para Crianças, Intercâmbio dos Coroinhas, Terço Luminoso, Café no Carmelo aos domingos, após a Missa das 9h.

Dirigindo o olhar à Virgem do Carmo, estavam sendo “gestadas” algumas atividades: Peregrinação ao Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus; Dia de Espiritualidade Mariana e Dia de Meditação do Diário de Santa Faustina, uma vez ao mês; Peregrinação ao Santuário de Aparecida e à Canção Nova; 2ª Edição do Baião de Dois; Noite Beneficente do Queijo e Vinho; Feira de Artesanato no Carmelo, entre outras.

Enfim, durante um pouco mais de três anos que permaneceu nesta Comunidade, nosso Frade dedicou-se intensa e fielmente ao povo de Deus. Meditando, idealizando, avaliando, planejando e cumprindo agenda lotada, inclusive em retiros e visitas fora de Itu. Presidindo as missas diárias e de preceitos, transbordava de amor no Altar do Senhor, tanto na Igreja Nossa Senhora do Carmo, quanto na Igreja de São Benedito e onde mais fosse convidado.
Frei Rothmans nos deixa um precioso legado, com o qual, seguiremos acreditando que “a fé sem obras não pode sustentar-se”…

Como ele sempre nos diz: Jesus Cristo deve ser o centro de tudo e de todos, na condução de cada equipe, de cada evento, de cada momento partilhado com amor a Deus: “de fé em fé, de glória em glória, de vitória em vitória”!

O momento é de agradecimento a Deus por ter confiado à Igreja Católica um sacerdote com a graça, a estatura e a sabedoria do Frei Rothmans!

Com seu tremendo carisma, incondicional amor à Santíssima Trindade e o sentimento de dever cumprido, se assim Deus o permitir, ele deixará esta Comunidade do Carmo acenando para nós com um “até breve”…

Veja também: