Hoje é dia de Santo Antônio!!

Várias paróquias e comunidades festejam Santo Antônio nesta terça-feira (13/06), dia dedicado ao santo, com missas, procissões e a tradicional bênção dos pães. Algumas paróquias celebraram o santo no último final de semana.

Na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, o Tríduo de Santo Antônio aconteceu desde o último sábado. Nesta terça (13), dia do santo, haverá missas na Igreja Matriz ao meio-dia e às 19h, seguida de procissão. Nesse dia também haverá venda do Bolo de Santo Antônio durante o dia e de pastel à noite, no Salão Paroquial.

Na Igreja Nossa Senhora do Carmo, haverá missa às 18h, em honra a Santo Antônio.

Na Paróquia Sagrada Família, houve festa em louvor ao santo no último final de semana, na Comunidade Santo Antônio, no bairro Varejão de Cima. Nesta terça (13), dia do santo, haverá missa nas comunidades Santa Isabel (Vila Martins) e São Francisco de Assis (Portal do Éden), às 19h, com bênção dos pães.

Na Paróquia São Cristóvão, haverá missa em honra a Santo Antônio nesta terça (13), às 19h, na Igreja Matriz São Cristóvão. Os fiéis podem levar os pães para serem abençoados.

Na Paróquia São João Batista, haverá Benção do Namoro, para namorados e solteiros, neste dia de Santo Antônio. A missa será às 19h30, na Igreja Matriz São João Batista, fazendo parte da Trezena em honra ao padroeiro da paróquia.

Na Paróquia São Judas Tadeu, a missa em honra a Santo Antônio acontece nesta terça (13), às 19h, na Igreja Matriz São Judas Tadeu. Os fiéis são convidados a levarem os pães para serem abençoados.

Na Paróquia São Luís Gonzaga, Santo Antônio é padroeiro de três comunidades. Na Fazenda Barreiro e na Fazenda Pedra Azul, aconteceram missas em honra ao santo no último final de semana, como parte do Tríduo. No Condomínio Campos de Santo Antônio, haverá Missa Solene nesta terça (13), às 20h.

Na Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, haverá procissão e missa nesta terça (13), na Comunidade Santo Antônio, na Vila Guido. A procissão tem início às 19h30, saindo da rua Ignácio Rodrigues D’Ávila, 858, em direção à capela da comunidade. Lá acontecerá a missa, com a bênção dos pães.

Quem é Santo Antônio?

Conhecido como aquele que intercede pelas pessoas que querem conseguir um casamento, Santo Antônio, embora conhecido como o santo de Pádua, na Itália, na verdade é natural de Lisboa, Portugal. É da família Bulhões e seu nome de batismo é Fernando. Seu nome foi mudado quando fez opção pela vida religiosa, já que o “homem velho” – Fernando – morreu para o mundo, e o “homem novo” – Antônio – nasceu para Deus .

Inicialmente, tornou-se um monge agostiniano, em Lisboa; depois, viveu em Coimbra. Tornou-se franciscano posteriormente, quando viu três missionários indo para o Marrocos, no desejo, ardentes de serem mártires. Tempos depois, esses frades faleceram. Quando os restos mortais deles voltaram para Portugal, o fato despertou em Antônio o desejo de entrar para a Ordem dos Frades Menores.

Como missionário franciscano, o santo tentou ir ao Marrocos uma vez e ficou doente. Na segunda vez, a embarcação em que estava foi desviada por uma tempestade e jogada ao sul de Cecília. Lá, ele permaneceu com outros franciscanos e fez sua vida religiosa no sul da Itália.

Santo Antônio morreu, ainda jovem, aos 36 anos. Porém, sua fama de santidade espalhou-se rapidamente não só pela Europa, mas por todo o mundo. Atribui-se a essa rápida disseminação da santidade de Antônio o fato de ele ser um exímio pregador, por saber de cor a Bíblia e ter uma eloquência formidável! O jeito de falar dele era simples, com profunda doutrina; ao mesmo tempo, era acessível à população. Nessa época, o norte da Itália e o sul da França estavam contaminados por heresias, grupos de pessoas com ideologias que ameaçavam a sã doutrina da Igreja. Santo Antônio combateu com muita eficácia essas heresias, por isso sua fama de pregador se consolidou.

Ele atendia com simplicidade e dedicação as pessoas, os mais necessitados e doentes, por isso era tão querido.

Antônio é conhecido como o santo que intercede pelas pessoas que querem conseguir um namorado ou um esposo. Não se sabe de onde vem essa devoção; o que se sabe é que esse santo era muito atento às questões familiares. As pessoas com problemas na família o procuravam para pedir conselhos e ele as atendia. Por isso, foi formando a respeito dele essa devoção de intercessor por aqueles que querem arranjar um namorado, que tem o desejo de formar uma família. (Fonte: Portal Canção Nova / texto de Frei Aluísio Antônio de Oliveira, franciscano)

(Foto em destaque: PASCOM PSHSL)