Novo acadêmico toma posse  na Academia Ituana de Letras
Compartilhe

No próximo sábado, dia 10 de junho, a Academia Ituana de Letras em Sessão Solene dará posse ao novo acadêmico Leonardo Augusto de Oliveira Rodrigues da Silveira como primeiro ocupante da cadeira 37 que tem por Patrono o escritor Augusto César de Barros Cruz. A reunião é aberta ao público e gratuita.
Leonardo foi eleito em março passado, é nascido em Cabreúva, mas criado em Itu, filho de pai sertanejo e mãe caipira.
É licenciado em História pelo Ceunsp, e Mestrando em História Social pela FFLCH-USP. Em 2015 publicou seu primeiro livro, “Contos de roça e sertão”, com histórias fictícias baseadas na vida rural em Itu em tempos passados, entre outros contos em coletâneas. Foi premiado pela Acadil em 2013 com um conto sobre a Convenção Republicana.
Seu trabalho e suas pesquisas estão focados nas famílias ituanas e seus modos de vida rural, cultura material. Procura preservar e divulgar hábitos e costumes tradicionais da nossa terra por meio da literatura e da história, conservando a memória de nossa gente, geralmente esquecida nestes tempos tecnológicos.
Segundo Leonardo “a oportunidade de poder ingressar na instituição será a de salvaguardar toda a produção em que estou empenhado em manter, preocupado com a preservação da história de nossos antepassados e da vida caipira”.
O patrono dr. Augusto César de Barros Cruz nasceu em Campinas em 1855 e foi aluno de uma das primeiras turmas do Colégio São Luís, em Itu. Fundou, em parceria com o Dr. Barros Júnior, o jornal Correio de Ytu. Publicou, em 1895, o romance histórico O Paulista, com o pseudônimo de Austo Rasec pela Typographia do Mensageiro, criada nas dependências da Igreja do Bom Jesus, foi o primeiro livro editado em Itu. Participou da fundação do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. A sede da Acadil fica na Rua Luiz Vaz de Camões, 157 – Jardim Convenção – Itu/SP.