Solenidade de Pentecostes na São Camilo
Compartilhe

A Igreja celebrou no último domingo (28/05) a Solenidade de Pentecostes, que conclui o Tempo Litúrgico da Páscoa. Para marcar o encerramento desse período, ao final da celebração foi apagado o Círio Pascal.

Na noite da Vigília Pascal, acendemos o Cirio Pascal e aclamamos Cristo, nossa luz. A luz do Círio Pascal nos acompanhou durante um período de cinquenta dias, o Tempo Pascal. Neste último domingo, Dia de Pentecostes, concluiu-se o Tempo Pascal e o Cirio foi apagado. A presença de Cristo Ressuscitado antes representada pelo Círio Pascal, agora se faz pela presença do Espírito Santo na vida e na missão dos fiéis e da Igreja.

Na paróquia São Camilo de Léllis, o pároco, padre José Paulo, presidiu a missa de Pentecostes. No início, crianças trouxeram os 7 Dons do Espírito Santo em pequenos cartazes, que compuseram o mural dos dons, ao lado do Círio Pascal.

Ao final da missa, padre José Paulo apagou o Círio Pascal, rezando a oração: “Dignai-vos, ó Cristo, acender as nossas lâmpadas da fé; que em vosso templo elas refuljam constantemente, alimentadas por vós, que sois a luz verdadeira e eterna. Sejam iluminados os ângulos cinzentos do nosso espírito e sejam expulsas para longe de nós as trevas do erro e da falsidade.”

O sinal do Cirio nos é tirado para que, educados na escola pascal do Mestre ressuscitado, agora nos tornemos a “luz de Cristo” que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, para iluminar os irmãos e irmãs e guia-los no caminho do Reino definitivo.

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: PASCOM PSCL)