Ascensão do Senhor
Compartilhe

Diác. Paulo Halter
Paróquia Nossa Senhora da Candelária

“Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo.”

Evangelho (Mt 28,16-20)

A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje nós celebramos mostra que, no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus. Mostra-nos também que Jesus deixou o testemunho de que somos nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projeto libertador de Deus para os homens e para o mundo.

Celebrar a Ascensão de Jesus significa, tomar consciência da missão que foi confiada aos discípulos e sentir-se responsável pela presença do “Reino” na vida dos homens.

No Evangelho vemos um pedido muito importante de Jesus, Ele pede aos discípulos para irem à Galileia para o monte onde havia indicado; vejamos, foi na Galileia que Jesus viveu quase toda a sua vida. Foi, também, na Galileia que Ele começou a anunciar o Evangelho do “Reino” e que começou a reunir à sua volta um grupo de discípulos. Com o pedido de Jesus, vemos que é a partir da Galileia que Ele quer que seus discípulos iniciem a caminhada de evangelização dos povos.

Os discípulos obedeceram ao pedido de Jesus e foram para o lugar onde havia sido indicado, como vemos no Evangelho quando viram Jesus prostraram-se, porem alguns duvidaram. Duvidar, portanto, comporta a falta de fé, mas também a falta de entendimento maior da pratica de Jesus que vence todas as formas de injustiças. Duvidar é ter medo do risco e do compromisso com a pratica da justiça.

Jesus diz aos discípulos “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos”. A Galileia é o ponto de partida, e a meta é fazer com que a justiça do Reino alcance a todos os povos, tornando-os discípulos de Jesus, o Mestre. E Jesus acrescenta “ Batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

Os meios para fazer com que todos os povos se tornem discípulos do Mestre é primeiramente o Batismo em nome da Trindade e a promessa de Jesus que estará com todos até o fim dos tempos. Neste contexto, lembremos do Evangelho de domingo passado quando Jesus disse aos discípulos “Não vos deixarei órfãos”.

Amados irmãos e irmãs, celebrar a Ascensão, a partida do Senhor para o Pai é senti-lo eternamente presente na vida das pessoas e das comunidades cristãs. Cabe a cada um de nós cristão cumprir a missão que recebemos no dia do nosso Batismo, de anunciar a Boa-nova do Reino a todos os nossos irmãos.

Que o Deus Todo Poderoso lhes abençoe.