19 de Maio – Ano de 1923
Compartilhe

Frei Urbano
Em busca de melhoras para a sua saude bastante abalada, retirou-se desta cidade para a sua pátria, a Hollanda, o Revmo. Sr. Frei Urbano van Erp, que residiu no convento do Carmo cerca de três annos.
Foi uma grande perda para esta parochia, porque aquelle bondoso sacerdote, apezar do seu mau estado de saúde, era muito prompto para o serviço religioso, sahindo pelas fazendas do município, não só para administrar os santos Sacramentos aos enfermos, como tambem para dar aulas de catecismo aos meninos. É de sua iniciativa a Congregação Mariana fundada naquella igreja, associação catholica essa, que conta com cerca de 70 socios entre os jovens mais distinctos da sociedade ituana.
Além disso, o virtuoso carmelita, bondoso e amável para com todos, dentro em pouco grangeou innumeras amizadas, sendo por isso muito sentida a sua retirada.
No domingo ultimo, á hora do seu embarque, compareceu á estação da Sorocabana um grande numero de amigos, entre os quais muitos dos associados da Congregação Mariana, que foram levar-lhe as suas sentidas despedidas.
Ao bondoso sacerdote desejamos feliz viagem, completo restabelecimento e breve regresso á nossa cidade.

Os Filhos da Cabana
O nosso apreciado colaborador, o jovem Arlindo Veiga dos Santos, teve a gentileza de nos oferecer um exemplar do seu bello romance intitulado Os Filhos da Cabana.
É um lindo romance em que o seu autor patenteia as suas bellas qualidades de escriptor imaginoso e muito versado na língua vernacula, que elle maneja com impecável correção.
Este romance deve ser lido por todos os ituanos, pois o seu autor é um jovem ituano que fazer honra á nossa cidade.
Os que desejarem compral-o, poderão procural-o nesta redacção ou com o sr. Manoel D’Elboux.
O seu preço é de 2$300, sendo que esses tresentos réis o autor oferece a esta redacção para ajudar nas despesas do nosso jornal.

Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.