Missa em honra a Santo Expedito na Candelária
A Paróquia Nossa Senhora da Candelária realizou nesta quarta-feira (19/04), uma missa em honra a Santo Expedito, por ocasião do dia dedicado ao santo. A missa foi celebrada ao meio-dia, na Igreja Matriz, pelo padre Francisco Carlos, com a presença de devotos do “santo das causas urgentes”.
Santo Expedito é pouco conhecido dos historiadores. Segundo a tradição, era armênio, não se conhecendo ao certo o lugar de seu nascimento. Ele era militar e foi martirizado em Metilene, na Armênia, no século IV, sendo decapitado no dia 19 de abril de 303.
Levava uma vida devassa, mas um dia, tocado pela graça de Deus, vendo uma grande luz, tudo mudou em sua vida. Foi então que lhe apareceu o Espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou: “Cras….! cras….! cras….!”, palavra latina que quer dizer: “Amanhã…! amanhã…! amanhã…!”, isto é, “deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!”. Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: “HODIE!”, que quer dizer: “HOJE! Nada de protelações! É pra já!”
É por isso que o Santo Expedito é invocado nos casos que exigem solução imediata, nas causas urgentes, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo. No Brasil, sobretudo, Santo Expedito é invocado nos negócios, o santo da “ultima hora”, num sim, sem adiamentos.
Abaixo, imagens da missa em honra a Santo Expedito. (Fotos: PASCOM PNSC)