21 de Abril – Ano de 1923
Compartilhe

O Lyceu
Convidado pelo sr. Luiz D’Onofrio, diretor das obras do futuro “Instituto Borges de Artes e Officios”, fomos ver as obras do grandioso edifício, que dentro em breve será uma realidade.
Sim, porque além do mais, verificámos que o pavilhão central, que é o mais importante, já se acha em ponto de receber o vigamento para o soalho do 2º andar, e que a um dos pavilhões lateraes só falta receber as vigas de cimento armado e as columnas de ferro para se lhe colocar o telhado.
Assim no praso de dois a tres meses essas partes do Lyceu já estarão cobertas, e o restante do mais necessário desse edifício é de presumir-se que dentro de poucos mezes esteja prompto, podendo-se fazer a instalação de algumas oficinas, pondo-se assim a salvo de qualquer (??) o cumprimento do testamento do benemérito Joaquim B. Borges.
Vimos ali grande quantidade de cimento, areia, tijolos, e de outros materiaes sendo tambem avultado o numero de operarios empregados nessa construção.
As portas, janelas, caixilhos, telhas francezas e todo o mais, disse-nos o sr. Luiz D’Onofrio que já estão encomendados, e virão prontos para serem colocados sem perda de tempo com o seu aparelhamento.
Assim sendo, podemos estar tranquillos sobre a realidade do futuro lyceu, que bem grande pesadelo causou a todos os ituanos que se interessam pela prosperidade da nossa cidade.

Villa de S. Vicente
Na semana passada, tivemos o prazer de registrar e agradecer um donativo de 100$000 para aquella obra de tanta actualidade e, já neste numero temos, com muito gosto de noticiar que, um generoso coração que se oculta sob “um enthusiasta da Villa de S. José” enviou á Conferencia N. Sra. Candelaria, afim de auxiliar a construção da Villa de S. Vicente a bela quantia de 100$000. Si muitos fossem influenciados por esses generosos exemplos, logo viriamos surgir do solo, belas casinhas, para os pobres, soccorridos pelas Conferencias.
No entanto pedimos a Deus que recompense abundantemente o generoso doador.

Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.