14 de Abril – Ano de 1923
Compartilhe

A Convenção de Ytú
Estão concluindo-se as obras de reforma do prédio em que se deu em 18 de abril de 1873 a famosa reunião de grande numero de representantes do Partido Republicano Paulista, tendo em mira activar a propaganda republicana neste Estado.
Para comemorar essa data, no dia 18 do corrente virão a esta cidade o sr. Dr. Washington Luís, presidente do Estado, com sua cometiva, grande numero de prefeitos municipaes do interior, jornalistas e muitas outras pessoas gradas. Nesse dia será descoberta a placa comemorativa da Convenção Ytuana, placa essa que já se acha colocada ao lado direito de quem entra no pavimento térreo daquele predio, e na qual se lê o seguinte:
“Museu Republicano Convenção de Ytú.
“Commemorando a efeméride cincoentenaria e ilustre de 18 de Abril de 1873 com a instalação deste instituto destinado a celebrar os fastos do republicanismo paulista, grato e reverente preito consagra o Governo do Estado de São Paulo, por seu presidente Washington Luís Pereira de Sousa, á memoria dos que na assembléa imorredoura da Convenção de Ytú, neste edifício reunida, attestaram á face da Nação Brasileira o despontar e a energia do Partido Republicano Paulista, fazendo ouvir as 3 vozes de sua fé e de sua esperança no triumpho definitivo da Republica Federativa.
18 de Abril de 1873”

Primeira Pedra
Quarta-feira, 18 do corrente, apoz a inauguração do Museu Historico Republicano, será lançada a primeira pedra do novo edifício do Asylo de Mendicidade Nossa Senhora da Candelaria, para o que foi convidado pela directoria da Irmandade do Asylo o sr. Dr. Washington Luís, presidente do Estado.
Amigo dos desvalidos, como é, o ilustre sr. Presidente do Estado certamente sentirá grande prazer de colocar a primeira pedra desse edifício, onde vão abrigar-se os desprotegidos da fortuna, que, sós no mundo, ali encontrarão mãos caridosas que os tratarão com os carinhos de mães extremosas.
Por essa ocasião falará o sr. Dr. Armando Soares Caiuby, que aqui residiu ha alguns anos, como Delegado de policia desta cidade.
Para assistir ao benzimento e lançamento dessa primeira pedra são convidadas as autoridades civis, militares, policiaes e municipaes, bem como todas as pessoas que se interessam pelo bem estar dos indigentes que ali serão asylados.

Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.