O mistério da Cruz
Compartilhe

Estamos vivendo a Semana Santa e com ela, revivemos o caminho da Cruz, a via dolorosa, contemplando novamente as etapas da Paixão de Cristo. Voltamos nossos olhos ao sofrimento e a angústia de nosso Redentor, o ápice da missão de Cristo na terra. Ao olhar para a Cruz nesta semana, não podemos deixar que a melancolia tome conta do nosso coração, mas no mais profundo silêncio, contemplar os mistérios que há no santo lenho, onde Jesus Cristo morreu e redimiu a humanidade de seus pecados.

A Cruz é a fonte da vida imortal junto a Deus, é a escola da justiça e o símbolo universal do perdão e da misericórdia, é a prova do amor de Deus para a humanidade, pois Deus se revelou plenamente em Jesus Cristo, que carrega nos seus ombros, pelo caminho do Calvário, todas as mazelas e flagelos da humanidade. Os braços de Jesus abertos na Cruz, se abrem para cada ser humano e nos convida a aproximarmos de Deus.

Homens de todas as épocas são reconciliados no sangue de Jesus e, dessa forma, retomam a amizade com Deus. O pecado nos afasta de Deus, e no sangue de Cristo voltamos a ser amigos de Deus. Infelizmente nossa sociedade nos induz aos prazeres momentâneos e não nos permite entender a essência desse amor de Deus, que nos chama à constante conversão. Jesus Cristo morreu para a libertação de toda humanidade do pecado, quebrando todo ódio, maledicência e nos tirando da escravidão do pecado. A Cruz nos une todos em uma mesma fraternidade.

Após vivenciar a Paixão de Cristo, somos convidados, através do Sacrifício da Cruz a acabar com nossas incertezas humanas e nos lançar no Sagrado Coração de Jesus, que nos libertou do pecado e nos deixou livres para viver integralmente o amor de Deus.

A Cruz do Redentor nos revestiu de dignidade e restaurou a amizade com Deus, perdida no Éden com a desobediência de Adão e Eva, nos tornando homens novos, deixando a vida de pecado para traz.

O Cristo crucificado entre o Céu e a Terra não é sinal de morte, mas da vitória sobre a morte, sobre o pecado, o mal; e sinal de luz. Deus se aproxima do mais íntimo do nosso coração e nos oferece a proposta de uma vida de santidade, que culmina no que de melhor Ele pode oferecer: o seu amor. No cerne da Cruz de Cristo, está o convite de renovar a nossa fé e esperança de uma vida nova no Cristo Ressuscitado.

No silêncio da contemplação da Cruz, peçamos a Deus que sejamos lavados no sague de Cristo, aquele que não nos macha, mas sim nos lava de todo pecado, para que nosso coração esteja ligado ao coração de Cristo e assim possamos morrer para o egoísmo, vaidade, e o mal do pecado e para nos tornar homens novos, inseridos, através da Cruz de Cristo no Mistério Pascal, para sermos homens e mulheres santos, transformados pelo infinito amor de Deus.