Semana Santa: domingo tem celebrações de Ramos e Procissão de Passos
Dando início à Semana Santa, a Igreja celebra neste final de semana (01 e 02/04) a liturgia do Domingo de Ramos, como missas e celebrações especiais. Como acontece há muitos anos, à noite acontece a Procissão de Passos no centro da cidade.
O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição.
Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. Com isso, Ele despertou, nos sacerdotes da época e mestres da Lei, inveja, desconfiança e medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condená-Lo à morte.
A liturgia dos ramos não é apenas uma repetição da cena evangélica, mas um sacramento da nossa fé, na vitória do Cristo na história, marcada por tantos conflitos e desigualdades. Ao celebrarmos o Domingo de Ramos, reconhecemos Jesus como o Rei dos Homens, o Salvador do Mundo!
Veja a programação completa deste domingo (02/04) neste link.
A Procissão de Passos é realizada em Itu desde 1785, inicialmente pela Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo e atualmente pelos congregados marianos. É uma contemplação de sete das catorze estações da via-sacra, diante de sete altares montados em residências do centro histórico de Itu.
São duas procissões simultâneas, uma partindo da igreja do Carmo, conduzindo o Senhor dos Passos, e outra, partindo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, acompanhando Nossa Senhora das Dores. O “encontro” acontece diante da Igreja do Bom Jesus quando há o Sermão do Encontro. Ao final, faz-se o Sermão do Calvário diante da igreja do Carmo.
No trajeto, Verônica canta sete vezes o seu lamento, na melodia deixada pelo padre Jesuíno do Monte Carmelo (1804). Também são cantados os motetes de Passos do maestro José Mariano da Costa Lobo (1880).
A Procissão de Passos acontece neste domingo (02/04), às 19h.