Especiais peregrinações ao santuário de Itu
Compartilhe

Sabemos que ainda hoje há grandes peregrinações dos devotos do Coração de Jesus a Itu. Em 2022, por exemplo, cerca de 1.600 romeiros do Estado de São Paulo lotaram as ruas centrais da cidade, no dia 15 de novembro, acompanhados do padre Eliomar Ribeiro, atual Diretor Nacional do Apostolado da Oração (Rede Mundial de Oração do Papa). Em grupos, eles foram chegando à igreja do Bom Jesus para louvar o Coração de Jesus e rezar pela beatificação do padre Taddei.

A primeira grande e notável romaria, realizada em 1904, quando da inauguração do Santuário Geral do Apostolado da Oração foi uma apoteose organizada pelo padre Taddei. A presença do Núncio Apostólico, Dom Giulio Tonti, representante do papa no Brasil, e do alto clero, em nome de algumas dioceses, mobilizou peregrinos dos lugares mais distantes do país.

Em 1908 O Cardeal Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, Arcebispo do Rio de Janeiro, veio à cidade a convite do padre Taddei, a fim de impor à imagem do sagrado Coração de Jesus, uma auréola dourada. Considerável multidão acompanhou o ato, à porta da igreja. Novamente diversos bispos mobilizaram membros de suas dioceses, convidando-os a participar da importante reunião. Essa, talvez, tenha sido uma das maiores romarias em Itu no tempo de vida do padre Taddei.

Às vezes os peregrinos vinham também participar da procissão de Santa Margarida, em outubro, festa principal ao Sagrado Coração segundo o padre Bartolomeu Taddei. Então tomavam as ruas centrais da velha cidade paulista, com as fitas vermelhas, associados e zeladores, como se chamava àquele tempo os membros do Apostolado. Memória daquela época são os corações de prata afixados junto ao altar. Alguns grupos de peregrinos quiseram marcar de maneira artística e perene a sua visita ao santuário. Dentro de alguns deles há listas com os nomes dos peregrinos, documentos mais que centenários. São registros do trabalho apostólico do padre Taddei que marcam a sua passagem importante pela história da Igreja Católica no Brasil. Ele mudou os rumos da religião para milhões de pessoas.

As romarias continuaram e continuam. Grandes encontros ainda se dão na igreja do Bom Jesus, reunindo a gente devota que chega cantando o louvor ao imortal Coração de Jesus. Além de participar das celebrações, depois de conhecer um pouco da história daquele templo, os peregrinos acham um tempinho para meditar, diante do túmulo do nosso fundador, no Santuário Geral do Apostolado da Oração. Parecem agradecer a ele a oportunidade de estar na mesma cidade, em que fundou o movimento, tantos anos antes. Na Roma Brasileira o padre Bartolomeu Taddei plantou uma semente importante e fez de Itu, não só sua terra, mas uma nova Jerusalém, como tantas vezes afirmou.

Aos primeiros domingos os membros do Apostolado recebem romarias e se desdobram para bem receber os visitantes, como fazia o padre Taddei, exemplo maior de acolhida à igreja do Bom Jesus.