Imagem de Nossa Senhora das Dores chega à Igreja Nossa Senhora da Candelária neste sábado
Como parte da preparação para as celebrações da Semana Santa, a Paróquia Nossa Senhora da Candelária e a Comunidade do Convento Nossa Senhora do Carmo realizam neste sábado (25/03) a “Procissão do Depósito” da imagem de Nossa Senhora das Dores. A procissão, que é tradição em muitas localidades, passou a ser realizada em Itu há alguns anos, mas precisou ser interrompida por conta da pandemia, voltando a ser realizada neste ano.
A “Procissão do Depósito” é realizada em função da necessidade de transferir as imagens de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores (ou apenas uma delas) para outras igrejas, para preparar o “encontro” entre as imagens, lembrando o encontro de Maria com seu filho, Jesus, carregando a cruz a caminho do Calvário. Em Itu, o “encontro” acontece durante a Procissão de Passos, realizada atualmente no Domingo de Ramos.
Como acontece há muitos anos em Itu, a Procissão de Passos tem início com duas procissões: uma com a imagem de “Nosso Senhor dos Passos”, e outra com a imagem de “Nossa Senhora das Dores”. Durante muitos anos, as duas procissões saíam da Igreja Nossa Senhora do Carmo, seguindo por caminhos diferentes, e realizando o “encontro” em frente à Igreja do Bom Jesus.
Há alguns anos, por iniciativa dos Congregados Marianos do Carmo e com o apoio de padre Francisco Carlos – durante sua primeira passagem como pároco da Candelária – a procissão que acompanha Nossa Senhora das Dores teve seu ponto de partida alterado para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, tornando a procissão mais dinâmica e com a possibilidade de incluir outras comunidades. Dessa forma, tornou-se necessária a “Procissão do Depósito”, em que a imagem de Nossa Senhora das Dores é transferida da Igreja do Carmo para a Igreja Matriz da Candelária, ficando lá “depositada” até o Domingo de Ramos, quando acontece a Procissão de Passos e a imagem retorna para a Igreja do Carmo.
A “Procissão do Depósito” acontece neste sábado (25), saindo por volta de 19h30 da Igreja do Carmo, com chegada prevista para as 19h55 na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.
A Procissão de Passos acontece no dia 2 de abril, Domingo de Ramos, às 19h. A imagem de Nosso Senhor dos Passos sairá da Igreja do Carmo e a imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Igreja Matriz da Candelária. O “encontro” acontecerá em frente à Igreja do Bom Jesus.