5º Domingo da Quaresma
Compartilhe

Diác. Raimundo Bezerra Neto
Paróquia São Judas Tadeu

“Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?”

Evangelho (Jo 11,1-45)

Depois que a Liturgia nos apresentou vários pontos culminantes da fé, nos apresenta hoje o Autor da vida, aquele que respeita sim a lei da natureza, mas não deixa de ter compaixão por aqueles que nele confiam.

Neste Domingo os Catecúmenos, ou melhor, os Eleitos, os Catequizandos que receberão os Sacramentos de Iniciação Cristã na Vigília Pascal, se apresentam para o III Escrutínio. É como dizer: ouvimos, degustamos a Palavra de Deus e queremos adentrar nesta grande graça, e com eles, todos nós somos convidados a adentrar também!

A Liturgia propõe que os Eleitos, que “não tinham vida”, agora a têm porque encontraram o Autor da vida, aquele que veio para que todos tenham vida!

A família de Lázaro estava abalada, destruída, eram três, agora são apenas duas.

Aquele que seria a referência, o “homem” da casa, agora morre. Ficam duas mulheres que terão que enfrentar a duras penas a sociedade, quantas dúvidas certamente invadem o coração de Marta e Maria! Qual a dúvida que invade o nosso coração neste momento? O que nos leva até mesmo a pensar que não há saída? A Liturgia nos dá resposta para nossas inquietações.

Um ponto que o autor coloca no logo no início, é que Lázaro é amigo de Jesus. Foi assim que suas irmãs mandaram dizer a Jesus: “teu amigo está doente”. Posso imaginar que não suportamos ver nosso amigo passar por dificuldade, por sofrimento e podem imaginar Jesus não querer ajudar seu amigo? Contudo, foi um recado humano para o Divino, as irmãs de Lázaro não sabiam o que iria acontecer. Por isso, claro, ficam aflitas, esperavam que Jesus fosse imediatamente a Betânia. E nós, quando pedimos, esperamos na certeza de que no tempo de Deus acontecerá a graça ou ficamos aflitos?

Para a cultura deles, seria considerada morte no terceiro dia, Jesus chega no quarto dia, ou seja, de fato Lázaro estava morto mesmo. Ou seja, humanamente, não haveria jeito.

Mas é quando não há jeito para o nosso humano, onde já não podemos fazer mais nada, é que o Senhor vem ao nosso encontro e age, é preciso que tenhamos tentado fazer alguma coisa, não basta apenas esperar! Marta e Maria tinham feito. Sim, e fizeram o melhor! O que Marta e Maria fizeram de melhor?

Chamar, recorrer ao Mestre, ao seu Amigo, Jesus.

A grande lição de Jesus foi respeitar a natureza. Ele poderia ter impedido a morte física de Lázaro, mas isso faz parte da natureza! Depois de quatro dias, ou seja, depois da confirmação da morte de Lázaro a ação do Senhor entra na vida daquela família. Ao dar a vida a Lázaro, Jesus não estava beneficiando apenas Lázaro, mas sim suas irmãs também, além de testemunhar o poder de Deus a todos os presentes que as acompanhavam para as consolar.

E os nossos irmãos eleitos que serão batizados na Vigília Pascal, receberão, neste precioso Sacramento, a Vida Eterna; cuidem bem. A todos nós batizados, deixemos que O Senhor nos transmita a Vida dia a dia, não O impeçamos com nossas atitudes muitas vezes de pagãos, mas sejamos homens e mulheres de fé!