24 de Fevereiro – Ano de 1923
Compartilhe

Salto
Do correspondente, em 19 do corrente.
Um facto tristissimo e luctuoso deu-se nesta cidade, na tarde de 11 do corrente.
O sr. Domingos Grenci, antigo e conhecido canteiro residente nesta cidade, depois de uma forte discussão com o sr. Silvestre Leal Nunes, escrivão de paz e do registro civil deste districto, foi por este ferido moralmente na região abdominal com um tiro de revolver, vindo á fallecer penosamente na tarde do dia seguinte, apesar dos esforços empregados para salval-o pelos seus medicos assistentes drs. Antonio Bicudo de Almeida e Anthero Bueno Galvão, desta cidade, e Braz Bicudo, José Leite Pinheiro Junior e Graciano Geribello, de Ytú.
A autopsia do cadáver foi feita pelo dr. Helvidio Rosa, medico legista residente em Sorocaba, que deu como causa da morte “hemorragia interna.”
O enterro do sr. Domingo Grenci teve lugar ás 10 horas de terça feira, 13, com uma solemnidade digna de nota. Na frente do caixão mortuário iam, em funeral, os pavilhões brasileiros e italiano; em seguida ao caixão caminhava um immenso prestito, que era fechado pela Banda Giuseppe Verde, notando-se em todas as physionomias tristeza e pesar.
Grenci deixou viúva e 7 filhos de ambos os sexos, todos menores.
Sylvestre Nunes logo que soube da morte de Grenci tomou um automóvel e foi entregar-se á prisão em Ytú, onde aguardará a seção da justiça.
O nosso digno delegado de policia, dr. Justino Pinheiro, que em tudo procedeu com critério e imparcialidade já remetteu para Ytú o respectivo processo.
– Estão sendo dadas todas as providencias para que sejam solenemnemente celebrados todos os actos da próxima Semana Santa.
– Estando licenciado o sr. José de Arruda Mello, prefeito municipal, assumiu a prefeitura o sr. Theotonio Corrêa de Moraes, vice-prefeito.
– O sr. Vicente Donalicio, agricultor neste município obteve na Exposição Internacional do Rio de Janeiro o “Grande Premio” pelas uvas de sua producção.

Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.