A importante solenidade do Coração de Jesus em Itu
Compartilhe

Marcada para o dia 16 de agosto de 1908, a grande festa da imposição da preciosa jóia sobre a imagem do Coração de Jesus, em Itu, duas romarias se organizaram para participar, vindas de Campinas e São Paulo. Confirmou-se a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavancanti, o único cardeal da América Latina, além dos Arcebispos de São Paulo e São Carlos. À 1 hora da tarde, diante de oito mil fiéis reunidos no Largo da igreja do Bom Jesus, o cardeal Arcoverde impôs à imagem do Sagrado Coração a aureola, confeccionada de ouro e pedras preciosas doadas por zeladores e associados de todo o país.

O evento foi um triunfo religioso, que ficou marcado na história da Igreja no Brasil. Após imponente procissão, que percorreu as ruas principais, pregou o padre Taddei, incendiando ainda mais o entusiasmo vivido naquela data especial.

No dia seguinte, a igreja do Bom Jesus abrigou uma reunião geral dos diretores do Apostolado, representando os 1.300 centros do Brasil. Queriam mostrar ao cardeal Arcoverde a grandeza do movimento. Relatórios encaminhados por todas as dioceses revelavam os efeitos da obra da comunhão reparadora nas paróquias do Brasil, motivo de regeneração de tanta gente que se aproximava de Jesus Sacramentado. O Arcebispo ficou vivamente impressionado com o poder da oração e a força dos membros do Apostolado.

Não havendo tempo para leitura das atividades dos milhares de centros brasileiros, o padre Taddei publicou-os em resumo, em um livro, editado em 1911. Trouxe números impressionantes para uma obra que tivera início timidamente quarenta anos antes. Nele está registrado que o Brasil contava com 39.000 zeladores e quase três milhões de associados, quando a população total do país era de 23 milhões. Portanto mais de 10% dos brasileiros estavam associados ao Apostolado da Oração.

Mostrava também que a vida dos zeladores e associados não era somente a comunhão na primeira sexta-feira. As reuniões mensais eram intensas, a fim de preparar a distribuição dos Bilhetes e explicação da intenção mensal das orações. Preparavam-se as zeladoras para ensinar o catecismo às crianças. Além de se incumbirem os zeladores da limpeza da igreja, fazia-se com frequência o momento de meditação com a adoração ao Santíssimo Sacramento. O mês de junho era dedicado inteiramente à devoção diária ao Sagrado Coração. O Apostolado revolucionou a Igreja no Brasil.

Aos 74 anos o Padre Taddei apresentava os frutos incontáveis do seu trabalho, obra gigantesca de um homem, cujo destino fora escrito com letras de ouro, vivendo pobre, incansável no gesto infinito de inflamar os corações ao amor a Jesus. Caminhava para seus últimos tempos e logo receberia o prêmio de tão encantadora existência.

Para Itu o evento significou a consagração como Roma Brasileira, revelando ao país, cujo olhar se voltava para esta cidade, que realmente era o centro do Catolicismo nacional.

Luís Roberto de Francisco
Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux”