4º Domingo do  Tempo Comum
Compartilhe

por Diác. Estêvão Scalet

“Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

Evangelho (Mt 5,1-12a)

As leituras deste domingo nos propõem uma reflexão sobre o “Reino de Deus”.
No Evangelho vemos que havia uma multidão que seguia Jesus para onde Ele ia. Certamente essa multidão não era composta por sábios, doutores da lei e nem sacerdotes do Templo. Esses rejeitavam Jesus, não o seguiam de maneira nenhuma, queriam distância d’Ele.
Os que seguiam Jesus eram pessoas pobres, doentes, humildes que procuravam alivio para suas dores, suas doenças, seus sofrimentos.
Justamente o que diz o Profeta Sofonias na 1ª leitura: “Procurai o Senhor, vós todos os humildes da terra, procurai a justiça a humildade e talvez encontreis proteção no dia do Senhor”
Vendo todo aquele povo o seguindo, Jesus sentou-se e todos se aproximaram dele.
Jesus começa então a falar e ensinar a todos sobre o Reino de Deus, Ele diz que todos os que sofrem são bem-aventurados pois através das suas fragilidades, debilidades e dependência, estão de espírito aberto e coração disponível para acolher a proposta de salvação e libertação que Deus lhes oferece.
Ser pobre em espírito significa aqueles que se entregam confiantemente nas mãos de Deus e procuram fazer sempre a vontade do Pai, e não a sua própria vontade. Os “pobres em espírito” são aqueles que aceitam renunciar, livremente, aos bens, ao próprio orgulho e a autossuficiência, para se colocarem, incondicionalmente, nas mãos de Deus, para servirem os irmãos e partilharem tudo com eles.
Ser manso não significa ser fraco, que suportam passivamente as injustiças, que se conformam com as violências impostas pelos poderosos; mas são aqueles que recusam a violência, que são tolerantes e pacíficos, embora sejam, muitas vezes, vítimas dos abusos e prepotências dos injustos. A sua atitude pacífica e tolerante fará deles membros de pleno direito do “Reino”.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. O sentido dessa bem-aventurança é o de fidelidade ao projeto de Deus para seu povo a caminhar.

Deus abençoe
a todos.