3º Domingo do Tempo Comum
Compartilhe

Diác. Estêvão Scalet
Paróquia Nossa Senhora da Candelária

“Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.

Evangelho (Mt 4,12-23)

Neste domingo a liturgia novamente nos apresenta o projeto de Deus para nossas vidas, ela nos apresenta Jesus como luz para todos os povos e nos convida a sermos, também nós, luz para todas as nações.

No evangelho vemos Jesus que, após a prisão de João Batista, sai de Nazaré onde mora e vai para Cafarnaum, uma cidade grande e que tem muitos gentios e pagãos, cumprindo assim a promessa de Deus apresentada pelo profeta Isaias na primeira leitura onde Ele será a luz para todos os que andam nas trevas não somente para os judeus. Estando em Cafarnaum Jesus inicia a sua pregação dizendo ao povo que chegou o tempo pois o Reino de Deus está próximo. Precisamos ouvir o que Jesus tem a nos dizer, é para nós que Ele está falando. Nossa conversão tem que acontecer agora.

Mas o que é converter-se? Conversão é mudança de atitude, mudança de pensamento, precisamos rever nossas atitudes perante as coisas que acontecem em nossas vidas.

Temos uma vida muito corrida, muitos compromissos, muitas necessidades e com tudo isso esquecemos do que é mais importante, esquecemos nossa salvação, esquecemos que precisamos estar sempre em união com Deus rezando, agradecendo pelo dom da vida e pedindo Sua presença em nossa casa.

Jesus andando na beira do mar da Galileia encontra pessoas e os chama para O seguirem, esse mesmo Jesus também nos chama, será que nós ouvimos Seu chamado? Somos fiéis seguidores de Jesus?

Assim como Pedro e André, deixamos tudo para seguir Jesus? Deixar tudo significa entender que a nossa salvação é mais importante do que qualquer coisa.

Não podemos deixar que os compromissos do dia-a-dia nos envolvam de tal maneira que ficamos sem tempo para Deus, sem tempo para rezar e ouvir Sua palavra.

Jesus não chamou somente Pedro e André, ele continuou andando e chamou também Tiago e João que imediatamente largaram tudo e o seguiram. Isso significa que todos nós somos chamados a seguir Jesus, não apenas alguns de nós. Temos que assumir nossa missão, que recebemos no nosso batismo, de sermos propagadores da mensagem do evangelho para todas as pessoas que encontrarmos.

A força das palavras de Jesus é tão grande que Ele tem poder para curar todo tipo de doença e enfermidade do povo, nós já experimentamos essa força de Deus em nossas vidas?

Jesus nos convida a testemunharmos o Seu amor e Sua misericórdia para todos. Devemos ser os seus seguidores que ele envia para anunciar a Boa Nova da salvação a todos.

Como Paulo nos fala na segunda leitura, não pode haver divisão entre nós, não podemos achar que alguns são mais importantes do que outros, ou que somente alguns tem a missão de anunciar o Reino de Deus.

Todos nós somos cristãos, ou seja, somos todos de Cristo, Ele é o salvador e isso tem que ficar muito claro em nossa vida. Não sou seguidor desde ou daquele pregador, pastor ou quem quer que seja, sou seguidor de Nosso senhor Jesus Cristo o filho do Deus altíssimo. O único que pode nos salvar.

Que nós possamos entender seus ensinamentos e colocar em prática em nossas vidas.

Deus abençoe a todos.